A OPPO e muitas outras marcas dependem da Qualcomm ou da MediaTek para terem SoC para os seus smartphones. Esta dependência impede muitas vezes algum desenvolvimento e inovação para estas marcas.
Como muitas já o fizeram, a OPPO quer agora ganhar a sua independência e ditar o ritmo a que as novidades aparecem nos seus smartphones. Para isso terá já o seu SoC a ser preparado e será usado nos seus smartphones já em 2024.
OPPO quer criar o seu próprio SoC
Num smartphone, a grande maioria dos componentes não é desenvolvido ou fabricado pela marca que o comercializa. São milhares de componentes que vêm de fornecedores externos e que são depois incorporados. Isso pode criar uma limitação ao desenvolvimento e ao que pode ser obtido dos equipamentos.
A OPPO quer seguir o caminho de outras marcas e passar a controlar muito dos seus desenvolvimentos. Isso pode ser já visto com o seu chip dedicado à fotografia, o MariSilicon X ISP, e o mais recente, dedicado ao Bluetooth e ao áudio, o MariSilicon Y.
After Google, OPPO also joined the camp of independent research and development of AP.
— Ice universe (@UniverseIce) December 30, 2022
Chegará aos smartphones já em 2024
A informação agora avançada garante que a OPPO terá a sua proposta a ser desenvolvida e que o novo SoC da marca irá chegar muito em breve, para ser usado nos seus smartphones. As informações são ainda muito escassas, mas é avançado que terá centenas de engenheiros a trabalhar nesta proposta.
Sem muita informação, este SoC deverá manter o que é atualmente o padrão da indústria. Falamos de uma arquitetura ARM e que terá presente CPUs Cortex e GPUs Mali, com as suas propostas MariSilicon a serem incorporadas na parte da fotografia e da ligação sem fios.
OPPO has a chip development team of thousands of people, and will develop its own processor. and the industry is more optimistic about OPPO chips.
— Ice universe (@UniverseIce) December 30, 2022
Desenvolvimentos com o MariSilicon
Será interessante ver qual será o parceiro que a OPPO irá escolher para desenvolver e produzir a sua proposta. Há várias possibilidades em cima da mesa e desde a Samsung até à MediaTek podem ser chamadas a esse processo. Por outro lado, a propria TSMC trabalha já com a OPPO, o que abre as portas para este processo.
Esta será mais uma proposta que virá popular um mercado que está cada vez mais interessante. A Apple, a Google e até a Samsung estão com propostas e querem garantir o controlo e desenvolvimentos das suas propostas para assim criar os seus smartphones.