Segundo um relatório, a ARM está a desenvolver uma GPU para fazer frente à NVIDIA e à Intel. A empresa colocou vários trabalhadores num novo projeto que poderá vir a ser concretizado num futuro próximo. Mais de uma centena de funcionários estão a conceber uma placa gráfica que poderá ser integrada num computador para jogos.
ARM é experiente no desenvolvimento de chips gráficos
A empresa está a recorrer ao seu gabinete em Israel, que tem por missão desenvolver interfaces de software para Vulkan, OpenGL e outros motores gráficos. Ao contrário da NVIDIA ou da AMD, a ARM não fabrica chips, mas desenvolve a sua própria tecnologia para a licenciar a outras empresas.
A placa gráfica, segundo os rumores, poderá também ser uma nova arquitetura de GPU para ser oferecida em computadores baseados no ARM, como o Copilot PC+.
De acordo com o relatório, a equipa da ARM em Israel está a supervisionar o desenvolvimento dos componentes da GPU. A ideia de uma placa gráfica discreta centrada nos jogos não é totalmente clara, uma vez que, devido à natureza da empresa, o projeto pode abranger outras frentes, como a inteligência artificial.
Empresas como a AMD e a Intel foram ultrapassadas pela NVIDIA na corrida da IA. A gigante norte-americana é a principal fornecedora de placas gráficas para a OpenAI, Meta, Microsoft e outras empresas que desenvolvem language models. Embora a NVIDIA seja um cliente da ARM, não utiliza a tecnologia ARM no desenvolvimento de GPUs.
Até agora, não há informações suficientes para dizer que a ARM está a trabalhar numa GPU discreta para PCs. No entanto, o lançamento do Snapdragon X Elite seria o ponta de lança para uma placa gráfica. O chip baseado em ARM da Qualcomm tem um desempenho notável, mas não consegue brilhar nos jogos.
Este último facto levou a NVIDIA a estabelecer parcerias com empresas para lançar uma solução gráfica para os PCs Copilot+ que chegarão em 2025.
Leia também: