Pplware

Nvidia também já terá cortado na produção da gráfica topo de gama RTX 4090

Com os tempos de crise que se avizinham, e até já se começam a sentir em vários setores, muitas fabricantes de hardware têm optado por reduzir a quantidade inicialmente prevista de equipamentos, como forma de prevenirem a acumulação de stock, aumento de gastos e a venda parada devido às dificuldades financeiras dos consumidores.

As mais recentes informações vindas de fontes da indústria indicam que também a Nvidia decidiu cortar na produção da sua placa gráfica topo de gama GeForce RTX 4090. Mas o motivo desta vez é outro…


Nvidia pode ter reduzido a produção das RTX 4090

De acordo com as informações avançadas por fontes chinesas, a líder Nvidia já terá cortado na produção da sua placa gráfica da mais recente geração GeForce RTX 4090, a topo de gama para os gamers e não só. Mas esta decisão não terá sido motivada por o produto apresentar fracas vendas, muito pelo contrário, pois nalguns países a GPU até já  está esgotada.

Segundo o que foi referido, a procura por este equipamento está em alta, mas a fabricante norte-americana decidiu reduzir a produção da RTX 4090 para dar espaço para aumentar a produção da sua placa gráfica topo de gama para o segmento profissional, a Nvidia H100. Esta GPU é baseada na arquitetura Hopper e focada na Inteligência Artificial.

E basta fazermos algumas contas para percebermos esta estratégia. É que o valor desta GPU profissional deve rondar os 36.000 euros. Ou seja, apesar de ambos os equipamentos terem muita procura, a verdade é que o segmento profissional acaba por gerar muito mais dinheiro. Então nesta época de crise, a Nvidia opta por aumentar a produção dos produtos que lhe dão mais a ganhar.

Há quem preveja que este corte na produção possa também aumentar o preço da GeForce RTX 4090. Na data do lançamento, este modelo topo de gama custava cerca de 2.000 euros, mas já há locais onde o preço ascende aos 3.000 euros. Claro que os scalpers também têm alguma responsabilidade nesta questão.

Anteriormente já havíamos referido que a AMD também tinha cortado na produção dos seus novos processadores Ryzen 7000, mas por causa das fracas vendas.

Exit mobile version