Está instalada a polémica entre os jogadores que pretendem as placas gráficas para jogar, e os utilizadores que as querem para minerar criptomoedas. Cada um destes dois grupos tem os seus argumentos, mas a verdade é que o stock destas placas já é praticamente inexistente no mercado.
Desta forma, a Nvidia decidiu limitar a performance da nova GeForce RTX 3060 para a mineração das moedas digitais. E, segundo um recente leak, a próxima gráfica RTX 3080 Ti também terá uma capacidade reduzida de hash para o ato de minerar.
Nvidia mete travão na mineração das criptomoedas
De forma resumida, o mercado das placas gráficas está a atravessar uma fase complicada de falta de stock. E esta situação deve-se em grande parte à compra e utilização destes equipamentos para minerar criptomoedas.
Assim, a Nvidia deixou claro que as GeForce RTX são destinadas aos gamers. Para além disso, a fabricante reduziu a taxa de hash da nova RTX 3060, como forma de dissuadir quem minera de a comprar para esse fim.
GeForce RTX 3080 Ti também pode ter taxa de hash reduzida
O leaker kopite7kimi, que já acertou anteriormente noutros leaks, partilhou novas informações sobre a placa gráfica GeForce RTX 3080 Ti. Segundo a publicação, este chip gráfico terá 12 GB de memória VRAM e largura de banda de 19 Gbps.
No entanto há um detalhe que se destaca, pois o leaker indica que esta nova GPU terá também uma performance limitada para a mineração de criptomoedas, nomeadamente a Ethereum.
It will have 12G 19Gbps VRAM and an ETH mining nerf too.
— kopite7kimi (@kopite7kimi) March 4, 2021
A confirmar-se, esta é então uma mudança que já seria de esperar por parte da Nvidia, dadas as últimas notícias sobre este assunto por parte da fabricante.
Espera-se que a marca lance esta nova gráfica em abril, mas esta data também poderá sofrer alterações devido à dificuldade atual no fabrico de chips derivado também à pandemia.