Como forma de arranjar soluções para a rotura de stock das suas placas gráficas com fim à mineração de criptomoedas, a Nvidia lançou recentemente a linha CMP, desenhada em exclusivo para esse objetivo.
E para tentar que quem minera não opte por comprar as gráficas GeForce, a Nvidia vai limitar a taxa de hash das RTX 3060. A fabricante já adiantou, no entanto, que esta limitação não pode ser desativada.
O aumento a galope do valor das criptomoedas, promove a corrida à mineração destas moedas digitais um pouco por todo o mundo.
Mas tal tem provocado uma escassez de hardware, como por exemplo, das recentes placas gráficas GeForce RTX da Nvidia. Por conseguinte, os gamers não conseguem adquirir um exemplar, o que já originou várias criticas por parte dos consumidores.
Desta forma, a Nvidia ouviu os apelos e lançou a linha CMP (Cryptocurrency Mining Processor), dedicada a quem pretende minerar criptomoedas. Para além disso anunciou ainda que irá limitar a taxa de hash das próximas GeForce RTX 3060.
Limite de hash nas RTX 3060 não poderá ser desativado
A Nvidia afirmou que o limite da taxa de hash nas GeForce RTX 3060 não poderá ser desativado. Esta característica, que será implementada via software nas gráficas de RTX 3060 de 12 GB, não poderá ser contornado nem desativado devido a um protocolo seguro de handshake entre software e hardware.
Com este limite de hash, as gráficas RTX 3060 estarão projetadas para detetar atributos específicos do algoritmo de mineração da criptomoeda Ethereum e limitar a taxa de hash ou eficiência de mineração de criptomoedas em cerca de 50%.
Mas havia a preocupação de os utilizadores conseguirem dar a volta à questão com os seus conhecimentos técnicos. No entanto, à PC Gamer, um porta-voz da Nvidia afirmou que:
Os utilizadores não vão conseguir remover o limite de hash dos drivers. Existe um handshake seguro entre o driver, o silício da RTX 3060 e a BIOS que impede a remoção deste limite.
As gráficas GeForce RTX 3060 vão chegar ao mercado já no próximo dia 25 de fevereiro. Mas a Nvidia já deixou claro que estes chips se destinam aos gamers.