As otimizações de branch prediction da AMD que ajudaram a melhorar o desempenho dos jogos para os CPUs Ryzen 9000 “Zen 5” e Ryzen 7000 estão agora disponíveis no Windows 11 23H2.
Nova atualização vem melhorar a jogabilidade no Windows
Há alguns dias, a AMD anunciou que estava a trabalhar num novo patch de otimização de branch prediction que seria lançado no Windows 11 24H2. Os primeiros testes de desempenho revelaram que esta nova atualização proporciona uma melhor performance nos jogos em comparação com o que foi apresentado nas primeiras análises e até nos próprios testes de desempenho da AMD.
No entanto, os utilizadores tiveram de atualizar para uma nova versão do sistema operativo Windows, que tem os seus próprios problemas, especialmente aqueles que não jogam apenas nas suas máquinas.
Agora, a AMD confirmou que está a trazer as mesmas otimizações de branch prediction para o Windows 11 23H2 por meio de backporting. Para ter a nova atualização:
1. Insira “Procurar atualizações” na pesquisa do Windows.
2. Deverá ver a atualização “2024-08 Pré-visualização da Atualização Cumulativa do Windows 11 Version 23H2 para Sistemas baseados em x64 (KB5041587)”. Clique em “Transferir e instalar”.
Ganhos de até 2 dígitos
Os primeiros testes revelaram que os CPUs Ryzen 9000 “Zen 5” e Ryzen 7000 “Zen 4” da AMD podem obter ganhos de até dois dígitos, no entanto, o aumento de desempenho varia de jogo para jogo.
Em alguns títulos, o desempenho não é assim tão notável. Ainda assim, é melhor do que o que os utilizadores obtiveram durante o lançamento e deve tornar os novos CPUs AM5 para ambiente de trabalho ligeiramente melhores do que eram antes.
Uma vez que ambos os CPUs para desktop AMD Ryzen 9000 “Zen 5” e Ryzen 7000 “Zen 4” estão a receber o aumento de desempenho, as suas diferenças permanecem as mesmas, tal como apontado em benchmarks anteriores.
Os novos privilégios de “Admin” para o Windows 11 também foram vistos como capazes de proporcionar um certo nível de aumento nos jogos, mas isso aplica-se a todos os chips, incluindo os da AMD e da Intel.
Leia também: