Pplware

NAS Synology DS213j – Primeiras configurações (Parte II)

Hoje em dia, muito por culpa do número de dispositivos que temos e pela quantidade de informação que produzimos/criamos (fotos, vídeos, etc), torna-se fundamental ter uma solução de armazenamento que, além da capacidade de armazenamento, ofereça também um conjunto de funcionalidades para integrar com os mais diversos serviços.

Depois do Unboxing da NAS Synology DS213j, e de ensinar algumas configurações básicas,  hoje vamos explorar mais algumas funcionalidades desta super NAS.

O NAS Synology DS213j  é uma solução de baixo custo para partilha de ficheiros entre diversas plataformas, cópias de segurança, servidor multimédia, etc. Este é um equipamento ideal para quem necessite de uma plataforma de armazenamento robusta, fiável e muito simples de usar.

Configuração endereço IP estático

Apesar de hoje em dia quase todos os utilizadores terem um router em casa com o serviço de DHCP activo, neste tipo de equipamentos é importante que se configure um IP estático (não vá o IP mudar..mas também não é grave pois podemos usar sempre o Synology Assistant para voltar a descobrir o endereço).

A configuração pode ser feita no Painel de Controlo do  NAS Synology DS213j , e depois em Network.

Podem definir o endereço IP, Máscara, gateway, tamanho das frames L2, configuração para IPv6 e até a indicação da VLAN.

…e podem também ligar-se via proxy. No separador Tunel é para configurações relacionadas com IPv6 to IPv4.

Personalização do sistema de login (DSM Settings)

As funcionalidades são tantas que esta NAS até nos permite a personalização da janela de login. Além disso podemos definir as portas de comunicação, o suporte para HTTPS, definir um período de inactivação, gerir certificados, etc.

Definir data/Hora

Na opção “Regional Options”, o utilizador pode definir o fuso horário, o servidor NTP, idioma (de referir que suporta Português do Brasil e Europeu) e o NAS pode também funcionar como servidor de NTP.

Serviço de Notificações

Esteja informado sobre tudo o que se passa na sua NAS. Este equipamento tem suporte para envio de notificações através de e-mail, SMS, Push Service, podendo também definir nas opções avançadas que tipo de notificações devem ser enviadas.

Hardware

O equipamento tem também um conjunto de funcionalidades para a gestão da energia.´É possível activar o Wake on LAN (WoL), definir o modo de operação da ventoinha que faz o arrefecimento do equipamento, suporte para UPS, criar escalas de serviço (apenas funcionar das X as Y ) e também definir parâmetros relacionados com a hibernação dos discos.

Outras funcionalidades da categoria System

Estes são as configurações principais que devemos fazer neste equipamento. Num próximo artigo iremos apresentar o sistema de partilha de ficheiros e também os privilégios. Como já referemos, este equipamento até permite a instalação de aplicações/serviços, suporte para VPNs, sistemas de backup, suporte para telnet/SSH, DDNS e muito muito mais.

Exit mobile version