Com a crescente prática de mineração de criptomoedas, as fabricantes de placas gráficas foram ‘obrigadas’ a pensar em soluções. Neste sentido nasceu então a linha CMP (Cryptocurrency Mining Processor), dedicada em exclusivo à extração de moedas digitais, pelas mãos da norte-americana Nvidia.
Alguns modelos já estão no mercado e agora a MSI lançou a sua GPU CMP 50HX com 10GB de memória GDDR6.
A linha CMP da Nvidia surge como solução para a descontrolada compra de placas gráficas, especialmente modelos GeForce RTX 30, para a mineração de criptomoedas. Com isto, os jogadores acabaram por contar com uma menor quantidade de equipamentos que, por conseguinte, foram parar às mãos dos mineradores.
Desta forma as gráficas CMP, exclusivas para a extração de criptomoedas, foram muito bem recebidas pelos consumidores, sobretudo por aqueles que precisam das GPUs para jogar.
MSI lança a sua placa CMP 50HX com 10GB de memória GDDR6
Depois do lançamento de dois modelos CMP 30HX, agora a taiwanesa MSI volta à carga e lança mais uma placa da linha dedicada à extração das moedas digitais. Trata-se de um modelo MSI NVIDIA CMP 50HX MINER, que traz um chip gráfico TU102 e 3.584 núcleos CUDA.
No que respeita à capacidade de memória, esta placa conta com 10GB GDDR6, com uma interface de memória de 320 bits. Ao nível energético, a MSI NVIDIA CMP 50HX MINER traz um TDP de 225W que necessita de 2 conectores PCI-Express de 8 + 8 pinos. O modelo oferece ainda um clock padrão de 1.350 MHz e Boost de 1.545 MHz.
Quanto à parte traseira, esta é construída em alumínio para dar um maior e melhor suporte ao equipamento.
A MSI é a primeira marca a lançar um modelo CMP 50HX que, no fundo, se trata de uma placa GeForce RTX 2080, mas um pouco mais limitada.
Conheça a lista completa de especificações desta placa aqui.