Pplware

Modder mostra ser possível colocar 22 GB de memória GDDR6 numa RTX 2080 Ti

As placas gráficas da Nvidia são populares entre os jogadores devido a todo o seu potencial e desempenho. No entanto, por vezes, a falta de uma maior capacidade de memória VRAM acaba por prejudicar a performance nalguns títulos.

Nesse sentido, o conhecido modder VIK-on, mostra que é possível colocar 22 GB de memória GDDR6 numa placa gráfica GeForce RTX 2080 Ti.


VIK-on é um popular modder russo conhecido pelas suas experiências com hardware, nomeadamente com alguns modelos das placas gráficas Nvidia. Alguns exemplos são a modificação que fez à RTX 2070 e, mais recentemente, à RTX 3070.

Modder consegue colocar 22 GB de memória VRAM numa RTX 2080 Ti

O modder e youtuber russo apresentou o seu novo projeto com hardware da Nvidia. VIK-on pegou numa placa gráfica GeForce RTX 2080 Ti e mostrou ser possível colocar-lhe 22 GB de memória GDDR6.

A experiência visa mostrar que tal é possível, uma vez que, mesmo que se tratem de chips potentes, por vezes a pouca capacidade de VRAM condiciona e limita o potencial que o jogador poderia demonstrar num determinado jogo.

Claro que esta não é uma modificação oficial, contudo o modder conseguiu, com todas as medidas necessárias, que esta placa gráfica fosse recheada de mais capacidade de memória.

Assim, através dos seus conhecimentos aprofundados na área, VIK-on reaproveitou uma RTX 2080 Ti que já não estava funcional e se apresentava em muito mau estado. Para isso, o modder teve que soldar a GPU e corrigir alguns pontos partidos do PCB.

O chip TU102 SKU suporta até 48 GB de VRAM, no entanto, o problema prendia-se com o suporte de firmware.

Assim, o youtuber usou uma mod strap de forma a que a BIOS da GPU acreditasse haver muito mais memória presente comparativamente com a versão padrão. E, com esta alteração, a placa conseguiu inicializar. Houve apenas alguma instabilidade no ecrã.

Com esse trabalho, o utilizador russo mostrou ser possível incrementar a capacidade de memória desta GPU Nvidia para 22 GB.

Contudo, um dos maiores problemas foi a incapacidade de arranjar 11 chips de 16 Gb para a configuração de 22 GB de memória VRAM. Tal deve-se à atual escassez de chip que assola todo o mercado eletrónico e tecnológico.

Pode ver o vídeo da experiência aqui.

Exit mobile version