Pplware

Microsoft acabou com as vendas do Kinect v2 para Windows

O Kinect é um dos elementos mais revolucionários no campo das consolas dos últimos anos. Foi de tal forma importante que a Microsoft o elevou a dispositivo genérico e criou uma versão própria para poder ser usado no Windows.

Com a chegada da Xbox One a Microsoft aprimorou ainda mais o Kinect e voltou a criar uma versão específica para o Windows.

Mas por culpa do sucesso que o Kinect está a ter, a Microsoft resolveu agora terminar as vendas da versão dedicada ao Windows, criando apenas uma versão universal.

A utilização do Kinect ultrapassou a utilização para o qual tinha sido criado. Deixou de ser um utilitário criado para jogos e para uma interacção mais profunda com os utilizadores e passou a ser uma ferramenta de desenvolvimento e de investigação para a criação de novas interfaces.

A criação da versão dedicada ao Windows veio abrir ainda mais a sua utilização em projectos de investigação, tendo deixado de ser usada a versão Xbox e a criação de drivers específicos.

Esta situação de sucesso manteve-se assim durante muitos anos e a nova versão do Kinect, surgida com o lançamento da Xbox One, voltou a mostrar que a Microsoft está a aprimorar-se nesta área.

Tal como na versão anterior a Microsoft resolveu lançar uma versão dedicada ao Windows, também ela um caso de sucesso entre todos os utilizadores da vasta comunidade.

Mas este sucesso acabou por ser um problema para a Microsoft, que dificilmente estava a conseguir acompanhar a produção de novos dispositivos para os colocar no mercado.

Por esta situação ser prejudicial para todos, quer Microsoft quer utilizadores interessados em comprar o novo Kinect, a empresa resolveu terminar com a versões específica para Windows.

Mas esta decisão não deixa qualquer utilizador sem poder usar o Kinect no futuro. A versão para Xbox pode ser usada no Windows, sem qualquer problema, bastando apenas que seja usado o adaptador especial já disponível.

Uma vez que todo o hardware é similar e já antes podia ser usado, a SDK de desenvolvimento pode desde logo ser usada, garantindo compatibilidade entre os sistemas.

Esta mudança não terá impacto em quem já usava a versão 2 do Kinect para Windows, uma vez que a Microsoft garantiu que vai manter o suporte para esta versão.

A “nova” versão pode ser usada em qualquer PC ou tablet com o Windows 8 ou 8.1 instalado e sem que seja necessária qualquer alteração especial. Apenas a utilização do adaptador que ajusta o Kinect da Xbox ao Windows.

Exit mobile version