O crescimento da MediaTek não tem sido muito rápido, no entanto, tem sido um crescimento muito sustentado e sólido, sendo prova disso, o facto da empresa taiwanesa de dia para dia se ir tornando numa das mais importantes fabricantes de processadores para dispositivos móveis a nível global, podendo, actualmente, competir de forma séria com a Qualcomm, a sua concorrente directa no sector.
Essa competição promete aquecer nos próximos meses. No início deste ano, a MediaTek lançou o seu mais recente “bebé” e o mais directo concorrente ao Snapdragon 810 da Qualcomm, o processador octa-core MT6795 e ao que tudo indica, este esforço não ficará por aqui.
De modo a continuar este excelente trabalho, a MediaTek já está a desenvolver um novo processador que, ao que tem vindo a ser avançado, será o melhor alguma vez criado pela empresa. Com duas opções de 20 e 16nm e suporte para rede 4G LTE, este processador deverá ser baseado no Cortex-A72, mas com algumas pequenas, mas importantes particularidades, será de 64Bits, usará tecnologia big.LITTLE e irá combinar em conjunto quatro núcleos Cortex-A72 e quatro núcleos Cortex-A53.
Quanto ao seu lançamento, é tudo ainda muito recente e muito incerto, mas ao que tudo indica, este processador poderá chegar ao mercado já no final do ano e com o nome de MediaTek MT6796.
Por Hugo Sousa para Pplware