Pplware

LG G Watch: Unboxing e impressões do primeiro Android Wear

Os smartwatchs começam agora a chegar e a ocupar um lugar que não é seu por direito. Não são um conceito estranho e se pensarmos bem é a evolução natural dos relógios, que agora se começam a integrar com os nossos smartphones e a trazer para o pulso toda a informação que precisamos.

Como é um conceito diferente e que merece ser detalhado e explorado, o Pplware resolveu trazer a si um destes novos dispositivos e analisá-lo.

O LG G Watch foi o escolhido e hoje vamos dá-lo a conhecer e transmitir as primeiras impressões do que é usar esta nova gama de produtos que está a chegar.

Desde que a Google apresentou o Android Wear que algumas marcas se apressaram a trazer para o mercado os seus primeiros equipamentos equipados com este novo sistema operativo.

A par com a LG, com o LG G Watch, a Samsung lançou também o Gear Live, seguindo este último a mesma linha estética dos restantes elementos da família Gear.

A nossa escolha recaiu sobre o LG G Watch por várias razões, sendo a principal a facilidade com o que o mesmo estaria na nossa posse. De notar que o LG G Watch está à venda em Portugal, mas apenas através das lojas online.

A estética e apresentação deste smartwatch

Por serem equipamentos “híbridos”, os smartwatchs têm obrigatoriamente de manter a estética associada a um relógio, ao mesmo tempo que incorporam um ecrã, de dimensões reduzidas, onde toda a informação é apresentada.

O LG G Watch consegue manter-se fiel não só às linhas de um relógio, mas também às dimensões. Mesmo com a utilização de um ecrã “generoso” acaba por não ser demasiado grande e não ultrapassa as medidas de um pulso normal.

Apesar de ser construído em plástico, os materiais não se revelam fracos ou de qualidade inferior. A bracelete, mesmo sendo feita de borracha, mostra-se resistente e promete acompanhar o LG durante bastante tempo.

anterior próxima

Algo que salta de imediato à vista quando se tem o primeiro contacto com o LG G é a total ausência de botões. Todas as interacções que necessitarem de ser feitas com este smartwatch têm de ser feitas no ecrã, recorrendo ao toque.

Curiosamente, e por ser este o ponto único de interacção, o LG reage muito bem a qualquer toque, não sendo demasiado sensível, mas sem necessitar de aplicar demasiada pressão para que o toque seja assumido.

Especificações

  • Sistema Operativo: Android Wear
  • Ecrã: 1.65″ 280 x 280 IPS LCD
  • Dimensões: 37,9 x 46,5 x 9,95 mm
  • Peso 63 g
  • Bateria 400 mAh
  • Processador: CPU de 1,2 GHz
  • Rede sem fio: Bluetooth 4.0 de baixa energia
  • Memória: 4 GB de armazenamento interno com 512 MB de RAM
  • Portas e conectores: USB (pino Pogo) no G Watch, micro USB na base de carregamento
  • Sensores: Eixo 9 (acelerómetro/bússola/giroscópio)

A embalagem do LG G Watch, para além do relógio traz apenas os elementos estritamente necessários, para o seu funcionamento. Na verdade não havia muito mais para complementar este pacote. Presentes estão o carregador de viagem, o cabo USB e a doca para carregamento.

Um pormenor curioso e também importante é a forma como o LG G Watch é carregado. Para essa função foi desenhada uma pequena doca onde o relógio assenta e onde o contacto entre o relógio e o carregador é feito.

Apesar de ser muito pequena e funcional, esta doca tem de andar sempre perto do relógio quando estamos em viagem ou quando sabemos que vamos ficar sem bateria.

Aplicações que acompanham o Android Wear

Apesar de vir com o sistema operativo da Google, o LG G Watch vem com um número mínimo de aplicações instaladas, todas elas da própria Google.

A dependência de um smartphone Android é total e apenas algumas dessas aplicações consegue funcionar de forma isolada e sem ligação a este.

Claro que é possível instalar outras aplicações, mas a maioria está dependente de uma segunda aplicação instalada e que tem acesso às informações do próprio smartphone.

O que essas aplicações acabam por dar ao smartwatch são novas funcionalidades, tornando o Android Wear ainda mais útil e completo.

O novo sistema operativo da Google, o Android Wear

Assim que se inicia este smartwatch e se faz a primeira sincronização nota-se que estamos perante um sistema Android, mas com uma filosofia diferente.

É importante não esquecer que um smartwatch é acima de tudo uma montra das notificações de um smartphone e nesse ponto o Wear cumpre a sua função de forma perfeita. Toda a informação é apresentada em cartões, arrumada e organizada de forma muito interessante.

Mas há depois os extras, e estes são o ponto de viragem face a outros sistemas que podem também encontrar noutros smartwatches… E aqui o Wear começa a sobressair e a impor-se.

O Wear não se limita a apresentar informação e dá aos utilizadores a possibilidade de reagirem e responderem a cada notificação.

E como é então feita essa interacção se o LG G Watch não tem botões? Simples, com o recurso ao Now e à voz do utilizador.

Mesmo não sendo um sistema perfeito no nosso idioma, o Now consegue já entender a maioria dos comandos padrão que tem para o Português e assim realizar não apenas as funções “básicas”, tais como registar lembretes ou iniciar a navegação para um local, mas também criar mensagens de resposta, quer para SMSs ou para mensagens de hangout.

É um sistema que se revela bastante fluído depois de o utilizador compreender a forma como funciona.

Conclusão final

As poucas horas que passámos com o LG G Watch permitiram ver que este smartwatch representa o caminho que vai ser seguido e que será o futuro.

Tem algumas condicionantes que se vão revelar no futuro, provavelmente associadas à sua possível reduzida capacidade de bateria, mas que apenas o tempo as mostrará.

É no entanto um sistema extremamente simples de usar e bastante intuitivo, bastando ser colocado no pulso para poder ser usado de imediato.

A curiosidade natural em explorar este novo sistema levará o utilizador a descobrir rapidamente todas as suas funcionalidades e a interagir com ele da forma natural que se espera.

Vamos passar as próximas semanas com o LG G Watch no pulso e numa utilização diária para depois vos trazermos a realidade que se encontra na sua utilização.

Se tiverem algum ponto em concreto que queiram ver explorado mais a fundo indiquem nos comentários e estes vão ser avaliados.


Homepage: LG G Watch

Exit mobile version