Quando falamos de processadores, a medalha de ouro no pódio é, indicutivelmente, entregue à Intel. E recentemente a fabricante californiana reforçou ainda mais este seu segmento ao anunciar a gama de processadores profissionais e para servidores Xeon, onde o modelo topo de gama conta com 56 núcleos e 112 threads.
Anunciados os novos CPUs profissionais Intel Xeon
Foi nesta quarta-feira (15) que a Intel apresentou oficialmente os seus novos processadores da linha Xeon destinados para uso profissional e servidores. Os modelos apresentados foram os da linha Intel Xeon W-3400 e Intel Xeon W-2400, com o nome de código Shappire Rapids. Os novos CPUs da empresa liderada por Pat Gelsinger prometem um aumento significativo de desempenho e muitos mais recursos comparativamente às versões anteriores, estando desenhados para aplicações específicas que exigem altas cargas de processamento, tais como softwares de engenharia, design, ciência de dados, entre outros.
Um dos modelos é o topo de gama Xeon W9-3495X que conta com um processador de 56 núcleos e 112 threads. Traz um novo controlador de memória e cache L3 superior, conseguindo frequências de até 4.8 GHz com o recurso Intel Turbo Boost Max Technology 3.0. Sobre este modelo, a empresa adianta que será capaz de oferecer até 28% mais performance em único núcleo comparativamente a modelos anteriores e outros de marcas rivais.
Numa comparação com o processador Xeon W-3275, este W9-3495X oferece uma desempenho até 130% mais rápido nas aplicações de criação de conteúdo; uma performance 70% acima nas aplicações de engenharia; e até 75% a mais de desempenho nos conteúdos de computação científica.
Segundo a Intel, a fase de pré-venda dos novos processadores Xeon W-3400 e W-2400 começaram no dia 15 de fevereiro, sendo que a disponibilidade dos equipamentos acontecerá a partir do próximo mês de março.
Quanto aos preços, o valor recomendado do modelo básico Xeon W3-2423 vai começar nos 359 dólares, enquanto que o topo de gama W9-3495X poderá chegar aos 5.889 dólares.
Pode saber mais sobre esta nova gama Intel Xeon aqui.