Pplware

Impressoras HP voltam a bloquear tinteiros não oficiais

Atualização: incluída a declaração da HP sobre esta situação.

A HP, há cerca de um ano, tomou uma medida drástica ao bloquear os tinteiros não oficiais nas suas impressoras. A polémica gerada acabou por levar a empresa a recuar e a permiti-los novamente.

Mas a empresa parece ter novamente mudado de opinião e agora estes problemas voltaram, com um novo bloqueio aos tinteiros que não sejam da marca.


Os tinteiros são uma da partes mais caras que temos na utilização de um computador. Esta condição leva a que muitas vezes tenhamos de recorrer a tinteiros não oficiais ou que sejam recarregados.

A HP tem parte do seu modelo de negócio assente na venda destes consumíveis e tenta, por tudo, que sejam usados nas suas impressoras. Depois de no ano passado ter tentado impor a sua vontade, através de uma atualização que teve de reverter, volta agora a fazer o mesmo e a impedir a utilização de outros tinteiros que não os seus.

As impressoras afetadas por esta nova limitação são da série OfficeJet 6800, OfficeJet Pro 6200, OfficeJet Pro X 450, OfficeJet Pro 8600, entre outras. A mensagem de erro é a mesma anteriormente apresentada, que indica que existe um problema com o tinteiro, que não seja oficial.

Desta vez, e provavelmente para os problemas que surgiram, a HP apresenta uma solução para quem quiser continuar a usar os tinteiros não oficiais.

A marca disponibiliza versões de firmware com o Dynamic Security desabilitado na sua página de firmware, que deve ser instalado. Basta escolherem o modelo pretendido. Após isso devem desabilitar a atualização de firmware.

Não se sabe ainda se este novo bloqueio foi propositado ou se a HP o adicionou por erro a estes novos firmwares. A verdade é que dado o passado da empresa relativamente a estas situações, fica difícil pensar em algo que não seja uma ação deliberada para bloquear os tinteiros de terceiros.

Fonte

Declaração da HP sobre o assunto

Last week a media outlet in Europe inaccurately reported that HP issued a new firmware update designed to prevent the use of third party cartridges. No such firmware update occurred. HP continues to use various forms of authentication (including dynamic security) to prevent the use of cartridges with non HP chips. HP will continue to issue firmware updates in order to resolve bugs and improve customer experience.

Exit mobile version