Pplware

HP passou a rejeitar tinteiros não oficiais nas suas impressoras

Os tinteiros e a tinta de impressora são um dos negócios mais lucrativos que existe. Com preços que ultrapassam o valor do petróleo e do ouro, poucos têm noção destes valores.

Claro que todos sabem bem o preços dos tinteiros, e por norma, optam por comprar os de linha branca ou recarregar os que já têm. Mas isso acabou na HP, devido a uma alteração incluída no firmware das impressoras, lançado de forma silenciosa, há alguns meses.

Foi precisamente há uma semana que a muitas impressoras HP começaram a apresentar uma mensagem de erro, indicando que os tinteiros presentes estavam com problemas e que deviam ser trocados. O único elemento comum que todas estas impressoras têm é o facto de não usarem tinteiros originais e terem ou tinteiros de marca branca ou tinteiros que foram recarregados, de forma artesanal.

Este número elevado de queixas que surgiram na Internet levou a que a empresa 123inkt, fornecedora de muitos desses tinteiros não oficiais, investigasse esse problema e chegasse a uma simples conclusão. A HP introduziu há alguns meses, pensa-se que em Março deste ano, uma alteração no firmware das impressoras para que no dia 13 de Setembro estas começassem a queixar-se de problemas com os tinteiros que não fossem da HP.

A resposta da HP

Inicialmente a HP negou qualquer alteração que tivesse levado a esta programação especial para o dia 13 de Setembro e que estavam a bloquear os tinteiros de terceiros. Mas posteriormente acabou por confirmar que a alteração foi mesmo aplicada, mas apenas com o intuito de proteger os seus equipamentos e garantir a segurança dos seus utilizadores.

HP printers reject non-HP cartridges in several cases. This is protect innovation and intellectual property, but also to improve the safety of products for customers.

The company indeed made changes to the software of several printer types

Para além de todos os alertas que a marca tem feito para os perigos e problemas com estes tinteiros não oficiais, soma-se agora esta medida programada para que estes tinteiros não sejam usados.

A única solução que se conhece para este novo bloqueio da HP é mesmo a instalação de um firmware mais antigo, de 2014, e que por enquanto não está disponível de forma massificada na Intenet. Por outro lado este processo de downgrade não é simples e realizável por qualquer utilizador.

Para além de estranha, esta medida da HP é complexa. O firmware introduzido em Março tinha uma data específica, meses mais tarde, para que estes tinteiros deixassem de funcionar. É algo que não é normal acontecer, o que deixou os consumidores ainda mais descontentes com a HP.

Exit mobile version