Os problemas de bateria têm estado a ser críticos nos últimos tempos. São várias as situações de perigo que têm resultado de problemas com este componente e que têm levado as marcas a recolherem os seus equipamentos.
A HP parece não conseguir escapar a esta situação e tem novamente um alerta em curso para as baterias de vários dos seus computadores portáteis. Estas podem aquecer excessivamente e entrar em combustão.
Para tratar deste problema com as baterias dos seus portáteis, a HP voltou a emitir um alerta de recolha e troca destes componentes. Segundo a empresa, este problema afecta cerca de 101 mil baterias, que devem com urgência ser trocadas.
Este novo caso é a continuação de outro problema que aconteceu em Junho do ano passado. Na altura, a HP teve de lidar com um problema semelhante e que envolveu a recolha e troca de 41 mil baterias.
A HP identificou este problema de aquecimento anormal nas baterias usadas nos seus computadores HP ProBook, HP ENVY, Compaq Presario e HP Pavilion, vendidos entre Março de 2013 e Outubro de 2016.
A recomendação da HP é que as baterias sejam imediatamente retiradas dos computadores e que seja contactado o centro de suporte da marca mais próximo. Os equipamentos podem continuar a ser usados, caso sejam ligados directamente à corrente eléctrica.
Segundo a HP, nem todas as baterias dos computadores afectados têm o problema. A marca tem disponível uma ferramenta de verificação e esta pode também ser feita de forma manual. A identificação das baterias pode ser feita nesta página de suporte da HP.
Esta troca de bateria é recomendada a todos os que são donos dos modelos identificados para evitar problemas de sobre-aquecimento e é gratuita para todos. É importante que as baterias sejam retiradas de imediato nos modelos identificados para protecção dos utilizadores.