Pplware

Processadores Intel têm falha grave e vão perder performance

A Intel tem atravessado um período bastante conturbado nos últimos meses, com várias falhas e problemas de segurança a surgirem nos seus processadores. Se a maioria se resolve com atualizações ao código que dá suporte a estes processadores, uma nova falha agora descoberta poderá mudar completamente a situação.

É de tal forma grave que terão de ser os sistemas operativos a adaptar-se o que vai implicar uma perda de performance que chegará aos 30%.


Ainda não existe muita informação sobre esta falha, que está ainda em segredo e a aguardar a chegada das atualizações que a vão resolver. Mas, segundo informações que vieram a público, os processadores fabricados na última década têm uma falha muito grave e com sérias implicações de segurança.  

Bug dos processadores Intel tem impacto nas máquinas atuais

O bug está descrito como dando acesso a zonas protegidas de memória do Kernel, o que pode levar a que qualquer aplicação possa ter acesso ao conteúdo de outra, revelando informação sensível e dados a que não deve ter acesso.

É de tal forma grave que, segundo descrito, é possível a uma máquina virtual ter acesso a dados de outra máquina virtual a correr no mesmo sistema operativo. É também descrito que aplicações mal intencionadas possam ter acesso a dados do browser, como os nomes de utilizador e as palavras-passe.

A solução está a caminho e depende dos sistemas operativos

Por agora, a única solução que parece ir corrigir este problema está centrada nos sistemas operativos e nas permissões que estes dão ao processador e aos dados que pode ler.

Sabe-se que a Microsoft está a trabalhar numa solução para aplicar às diferentes versões do Windows e que também há já trabalhos a decorrer para resolver a falha no Linux, nas diferentes distribuições.

Uma vez que é um problema dos processadores Intel, também os Mac estão vulneráveis, não havendo, no entanto, qualquer informação sobre trabalhos da Apple no sentido de corrigir a falha.

O impacto real desta falha e da sua correção

Ao contrário do que seria esperado, esta falha e a sua correção vão ter impacto direto na performance dos processadores. Esta perda de performance está associada à forma como os sistemas operativos vão ter de lidar com o acesso à memória do Kernel, devendo os dados ser novamente lidos e processados.

Os dados existentes revelam que vão haver perdas nestes processadores e os valores apontados estão balizados entre os 5 e os 30%, um valor demasiado alto e que irá ser expressivo.

Resta por agora aguardar a resposta da Intel e o anúncio do bug dos seus processadores. Na mesma altura devem ser lançadas também as diferentes atualizações para os sistemas operativos.

Fonte

Exit mobile version