Os discos continuam a ter um papel fundamental na performance e design de qualquer equipamento. As capacidades de armazenamento têm aumentado significativamente e toda a tecnologia associada a este tipo de dispositivos tem também evoluído.
Recentemente a Intel (em parceira com a Micron) e a Toshiba anunciaram que os discos SSD de 10 TB chegarão já no próximo ano.
Os discos SSD têm normalmente um peso e tamanho inferior aos discos mecânicos, assim como um consumo energético inferior. Além disso, são mais resistentes uma vez que não têm a parte mecânica e podem operar em ambientes com elevadas temperaturas.
No entanto a grande vantagem dos discos SSD é sem dúvida as elevadas velocidades de leitura e escrita, garantindo a melhor performance a todo o sistema.
Recentemente a Intel e a Micron anunciaram que as “grandes” capacidade de armazenamento estão a chegar aos discos SSD uma vez que está a ser usada a nova tecnologia multicamada 3D NAND. Esta tecnologia garante mais capacidade de armazenamento em menor espaço, um menor custo de produção e também uma melhor eficiente energética e uma melhor performance (menor latência).
The key product features of this 3D NAND design include:
- Large Capacities –Three times the capacity of existing 3D technology—up to 48GB of NAND per die—enabling three-fourths of a terabyte to fit in a single fingertip-sized package.
- Reduced Cost per GB – First-generation 3D NAND is architected to achieve better cost efficiencies than planar NAND.
- Fast – High read/write bandwidth, I/O speeds and random read performance.
- Green – New sleep modes enable low-power use by cutting power to inactive NAND die (even when other die in the same package are active), dropping power consumption significantly in standby mode.
- Smart – Innovative new features improve latency and increase endurance over previous generations, and also make system integration easier.
De acordo com a Intel, e uma vez que esta tecnologia permite incrementar até 3x a capacidade de armazenamento (tendo em conta outras tecnologias NAND), será possível produzir discos SSD de 10TB com um tamanho de uma drive de 2,5”. A empresa revelou que os primeiros exemplares poderão estar disponíveis já no próximo ano.
Via Intel