Pplware

Divulgadas as primeiras imagens da Nvidia CMP, o chip exclusivo para a mineração

Com o flagelo da escassez de placas gráficas para a mineração de criptomoedas, a Nvidia tomou recentemente algumas medidas. Para além de bloquear a performance da taxa de hash na gráfica GeForce RTX 3060, também anunciou a nova placa CMP destinada em exclusivo à mineração.

Agora foram divulgadas imagens daquela que será a placa Nvidia com chip CMP 30HX, a primeira a chegar ao mercado para este fim.


Em meados de fevereiro, a Nvidia decidiu anunciar a sua nova linha de placas CMP (Cryptocurrency Mining Processor). Tratam-se de chips desenvolvidos em exclusivo para a mineração de criptomoedas, de forma a tentar levar os adeptos desta extração a escolhe-las em detrimento da linha de gráficas GeForce RTX 30.

A linha é composta por quatro modelos: a 30HX, a 40HX, a 50HX e a 90HX. As duas primeiras funcionam com um conector de energia de 8 pinos, trazem respetivamente 26 MH/s e 36 MH/s e chegam ainda neste primeiro trimestre. Já os dois últimos modelos aumentam a performance a energia para dois conectores de oito pinos, sendo lançados no segundo trimestre.

Reveladas imagens da possível placa CMP 30HX da Nvidia

Mais cedo ou mais tarde já era de prever que haveria novidades mais concretas sobre estas novas placas. Desta forma, o site VideoCardz revelou agora aquela que será então a placa Nvidia com o chip CMP 30HX.

A placa com chip CMP 30HX deverá assim ser a primeira a chegar ao mercado em 2021 dedicada em exclusivo à mineração de criptomoedas.

O modelo revelado pelo site é da GibaByte e será uma GPU TU116-100 com 6GB de memória GDDR6, TDP de 125 watts e uma taxa de hash de 26 MH/s. Por sua vez, o cooler WindForce 2x contará com duas ventoinhas de 90mm.

Para já ainda não foi divulgada a quantidade de núcleos CUDA que a placa terá, mas espera-se que mais novidades sejam conhecidas em breve.

A linha CMP está então otimizada para o melhor desempenho e eficiência de mineração. As CMP permitem um fluxo de ar aprimorado durante a mineração e contam com um pico de tensão e frequência mais baixos, o que melhora a eficiência energética da mineração.

Assim que sejam lançadas, ficaremos também a saber se estas placas conseguem desviar a atenção das gráficas GeForce RTX 30 da Nvidia e também das da AMD.

Leia também:

Exit mobile version