Apesar de toda a popularidade das drives SSD, os discos mecânicos continuam a ser a escolha acertada para quem necessita de grandes capacidades de armazenamento.
Se há um ano havia várias marcas/modelos com uma taxa anual de falhas de 0%, vamos conhecer agora os resultados do novo estudo da Backblaze, relativamente ao terceiro trimestre deste ano.
A capacidade de armazenamento” é sem dúvida o parâmetro que mais pesa na hora da decisão para comprar um disco rígido… mas a marca é também importante. Qual a marca que nos poderá dar mais garantias de fiabilidade?
A empresa Backblaze realizada serviços na área do backup de dados e tem atualmente 99 636 discos rígidos (1 866 são boot drives e 97 770 para armazenamento de dados). A empresa fez saber que retirou a maioria dos discos de 3TB e uma parte dos modelos com 4TB e 6TB que já tinha quase 4 anos. Como unidades de armazenamento de substituição, a empresa apostou em discos de 12 TB.
Quais os modelos de discos rígidos mais fiáveis?
De acordo com a informação partilhada pela própria empresa de armazenamento, os discos HGST voltaram a confirmar que são bastante fiáveis uma vez que apresentam taxas de falhas na ordem dos 0%. Destaque também para dois modelos de discos da Toshiba e um modelo da WDC.
Os disco que parecem não garantir muita fiabilidade são os da Seagate. No entanto, é também verdade que é desta marca que a empresa tem mais unidades.
Estes dados referem-se ao uso das unidades de armazenamento em Datacenters relativamente ao terceiro trimestre de 2018. Obviamente que cada caso é um caso, mas estes dados têm uma amostra que poderemos considerar significativa.
Obviamente que o estudo também devia estar normalizado para que a avaliação fosse a mais correcta (por exemplo, variáveis como excesso de calor ou humidade influenciam negativamente o desempenho e fiabilidade de um disco).
Já teve algum disco rígido que tenha avariado? Se sim, qual a marca?