Pplware

Costuma jogar no PC? Atenção aos consumos de energia

O mundo do gaming continua a crescer, especialmente ao nível de jogadores que usam o PC par ao efeito. No final de 2016 é expectável que a venda de PCs para jogos ultrapasse a venda de consolas, podendo alcançar os 29.000 milhões de dólares/ano.

Mas os “computadores para jogos”, que têm normalmente hardware de topo, têm também um problema ao nível do consumo de energia. De acordo com um estudo recente, o consumo de energia dessas máquinas é…surpreendente!

Tem normalmente uma factura elevada ao nível da energia consumida e não sabe do que é? Talvez possa ser do seu Desktop (se tiver) pois um estudo recente revelou que os computadores para jogos usam uma quantidade verdadeiramente surpreendente de energia.

Apesar dos computadores para jogos corresponderem a apenas 2,5% de todos os computadores pessoais no mundo, estes representam cerca de 20% do consumo mundial de energia e todos os PCs.

Para se perceber melhor os números, Evan Mills refere que um jogo de computador típico usa 1.400 quilowatts-hora por ano, ou seis vezes mais energia do que um PC típico e 10 vezes mais do que uma consola de jogos (algo como 160 milhões de arcas frigoríficas ou 7 mill milhões de lâmpadas LED que funcionam 3 horas por dia….

…a typical gaming computer uses 1,400 kilowatt-hours per year, or six times more energy than a typical PC and 10 times more than a gaming console.

Imagine that: 25 massive power plants, the kind that power entire cities, running their electricity directly to people playing Counter-Strike and League of Legend. “It’s also like 160 million refrigerators, globally. Or, 7 billion LED light bulbs running 3 hours per day.”

 

Jogar não é a mesma coisa que consultar o e-mail ou aceder ao facebook, onde o processador tem um trabalho e consumo mínimo. Jogar num PC implica que o sistema tenha o melhor desempenho, obrigando os CPUs e GPUs a trabalharem a topo.

Segundo revela o estudo, fazendo algumas alterações nos componentes e realizar alguns ajustes na configuração, os jogadores poderiam reduzir o consumo de energia até 75% o que corresponderia a uma poupança na ordem dos 18.000 milhões de dólares por ano até 2020.

Via Motherboard

Exit mobile version