A Nvidia já havia anunciado a sua nova placa gráfica GeForce RTX 4060 para integrar na nova linha RTX 40. Depois disso, as notícias e rumores que foram saíndo já apontavam na direção de algo não iria correr bem para a popularidade deste chip. E assim foi… a placa gráfica já chegou oficialmente ao mercado e este é o pior lançamento de sempre em vendas de uma GPU.
GeForce RTX 4060 está a ser um fracasso de vendas
Esta nova placa gráfica da Nvidia foi lançada oficialmente na passada quarta-feira (29 de junho), mas, tal como já se previa, a sua aceitação por parte dos consumidores ficou muito atrás comparativamente à de outros modelos da fabricante.
De acordo com as informações reveladas pela loja alemã Mindfactory, e divulgadas pelo canal 3DCenter, no dia da sua estreia a GeForce RTX 4060 vendeu apenas 10 unidades… uma quantidade bastante pequena para um chip gráfico da líder deste segmento. Para além disso, os dados mostram que em quatro dias foram somente vendidas 25 unidades.
Na tabela seguinte podemos ver que, na loja, a GeForce RTX 4070 Ti vendeu entre 400 a 450 unidades na sua estreia, enquanto que a versão ‘não Ti’ vendeu cerca de 315 exemplares. Já a GeForce RTX 4060 Ti de 8 GB vendeu 30 unidades e a mais recente RTX 4060 apenas 10. Por outro lado, a Radeon RX 7600 da rival AMD vendeu entre 30 a 40 exemplares no dia do seu lançamento.
Portanto, parece que a gama intermédia da linha RTX 40 da Nvidia não está a ter o sucesso que a marca esperaria e, pelo contrário, está a ser um fracasso no que toca às vendas.
E a razão para este panorama não se prende apenas com o preço da GeForce RTX 4060 de 335 euros, mas também com a fraca prestação e desempenho que esta GPU tem mostrado ao longo dos últimos testes. Por exemplo, a nova gráfica não conseguiu bater em nenhum teste o modelo RTX 3060 Ti da geração anterior. E, além disso, há outros modelos concorrentes e mais poderosos da AMD.
Para já, a Nvidia ainda não se pronunciou sobre esta situação. Mas vamos aguardar se nos próximos dias há mais novidades acerca desta nova gráfica.