O mundo tecnológico não para de inovar e estão sempre a surgir novidades, seja ao nível de hardware como também de software. Neste sentido, cada vez mais se começa a ouvir falar de uma das mais recentes rivais da x86 e ARM, e que é a arquitetura RISC-V.
E parece que esta nova tecnologia está a ter uma boa aceitação e interesse por parte do mercado, pois as mais recentes informações indicam que a RISC-V já atingiu os 10 mil milhões de núcleos enviados.
Arquitetura RISC-V enviou 10.000 milhões de núcleos
Foi durante o evento Embedded World que Calista Redmond, CEO da RISC-V International, disse que atualmente já existem dez mil milhões de núcleos da arquitetura RISC-V no mercado. Este número é uma notícia importante para a empresa, numa altura em que a arquitetura se tem destacado cada vez mais, o que a torna numa verdadeira rival de peso das arquiteturas x86 e ARM.
A executiva disse ainda que as plataformas open source são uma das mais importantes chaves para este resultado. Segundo Calista “o Linux está a fazer isso pelo software e nós estamos a fazer isso pelo hardware. Estimamos que existam 10 mil milhões de núcleos RISC-V no mercado“.
Como termo de comparação, a arquitetura ARM demorou 17 anos a atingir essa mesma quantidade, no ano de 2008. Já a RISC-V precisou de menos 5 anos do que a rival, mais precisamente 12 anos para conseguir o feito.
80 mil milhões de núcleos até 2025
Para além destas informações, Calista Redmond revelou ainda que o número de núcleos de processador com a arquitetura RISC-V disponíveis no mercado deverá atingir os 80 mil milhões até ao ano de 2025. Em suma, tal significa que a empresa estima que, dentro de apenas 3 anos, a sua tecnologia consiga estar presente em mais 70 mil milhões de chips.