Pplware

Análise: Xiaomi Roidmi, o carregador de isqueiro inteligente

Uma das opções que começa a ser usual nos automóveis recentes é a incorporação nativa do Bluetooth.

Mas, como nem todos os automóveis dispõem de tal tipo de conectividade, especialmente os mais antigos, hoje damos-lhe a conhecer o Xiaomi Roidmi, o carregador de isqueiro com ligação Bluetooth que promete ajudar a ultrapassar este obstáculo.

A Xiaomi dispõe de uma larga gama de produtos das mais variadas categorias. A sua bandeira são os smartphones mas há igualmente a destacar os tablets, as baterias, as TV inteligentes, purificadores de ar, um meio de transporte tipo segway, câmaras de acção e uma mão cheia de acessórios…

 

Xiaomi Roidmi: hoje vamos falar de um isqueiro inteligente

A inteligência do que hoje vamos mostrar não estará propriamente no dispositivo em si, mas sim na capacidade deste em tornar um veículo mais moderno, mais interactivo com as modas/necessidades do condutor dos dias de hoje.

Embora seja uma opção nos carros mais recentes, a alternativa para os carros mais antigos, é a de instalar um rádio novo com suporte Bluetooth. De modo a simplificar este processo, analisámos uma solução proposta pela Xiaomi para possibilitar uma ligação sem fios entre o smartphone e o automóvel, o Xiaomi Roidmi.

 

Características

O Xiaomi Roidmi é um carregador de isqueiro de 5V com 3,1 A que se distribuem por duas portas USB, uma de 2,1 A e outra de 1 A de modo a ser possível carregar um dispositivo com mais amperagem, como o telemóvel, e outro com menos amperagem, como um auricular Bluetooth. As portas USB são iluminadas por 2 LEDs, cuja cor pode ser alterada através da aplicação do Roidmi.

De modo a oferecer algumas medidas de segurança, a Xiaomi adicionou sistema contra curto-circuito e uma protecção contra aumentos de temperaturas.

O que realmente diferencia este carregador dos restantes é a presença de um transmissor FM e uma ligação Bluetooth 4.0. O Roidmi conecta-se por Bluetooth ao telemóvel e transmite através de uma frequência FM, escolhida pelo utilizador, ao rádio do carro.

 

A aplicação

Para configurar o Roidmi, a Xiaomi disponibiliza uma aplicação Android que permite mudar a cor do LED, definir a frequência de transmissão do sinal e definir uma aplicação para abrir automaticamente ao definir o Roidmi. Oficialmente, a aplicação apenas existe em chinês, mas, com a ajuda da comunidade Xiaomi, é possível descarregar uma versão em inglês não oficial.

Quando iniciamos a aplicação, é nos apresentado, em primeiro plano, a frequência definida para a transmissão FM, o estado da ligação Bluetooth e o programa pré-definido para abrir automaticamente ao conectar o Roidmi (é possível não ter nenhum programa pré-definido). Além destas funções principais, a aplicação oferece ainda a opção de alterar a cor do LED, que dispõe de duas tonalidades de azul, vermelho e verde.

Para os utilizadores que não usem sistema Android, podem também usufruir deste equipamento, sendo apenas necessário estabelecer ligação Bluetooth e sintonizar o rádio na frequência 96.4MHz, correspondente à frequência pré-definida pelo Roidmi.

 

Considerações finais:

O Xiaomi Roidmi é uma excelente opção para quem quer uma solução sem fios para ter a sua playlist no sistema de som do carro. Infelizmente, ao receber uma chamada o toque é transmitido pela ligação Bluetooth, mas, ao atender, o som passa para a coluna do telemóvel, não deixando usar a ligação Bluetooth para chamadas.

A qualidade da transmissão decorre sem falhas, embora se deva configurar numa frequência que não tenha grande interferência das outras estações de rádio. No meu caso, tenho configurado na 87.5MHz.

Nos carros onde eu testei, o carregador fica com um pouco de folga, obrigando a colocar algo a prender para que este não perca a ligação quando se atravessa um piso mais irregular. Este pormenor pode estar relacionado com o tamanho da minha entrada de isqueiro e do facto de ser inclinada. Caso a entrada seja na vertical não deve enfrentar os mesmos problemas.

O carregador não é compatível com todos os carros, sendo a própria marca a referir que modelos não são compatíveis.

Modelos não compatíveis

PEUGEOT 301 / PEUGEOT 2008
DS 3
SKODA Fabia / Rapid Spaceback
TOYOTA Vois, Changan
Mazda 2
Honda XR-V
RENAULT Captur
HONDA Odyssey / City / Vezel / Crider / Shuttle
CITROEN Elysee
NISSAN
SUBARU
KIA

Exit mobile version