Pplware

Afinal AMD também vai lançar atualização para os processadores

O Spectre e o Meltdown têm estado na ordem do dia, pelas razões negativas, e todas as grandes empresas estão a trabalhar intensivamente para que sejam erradicadas e resolvidas as questões de segurança.

Do que se sabe estes problemas afetariam apenas os processadores Intel e ARM, havendo a dúvida se estariam presentes nos processadores AMD. A marca sempre o negou, mas agora veio admitir a sua presença e anunciar que em breve será lançada uma atualização.


Desde que o problema dos processadores Intel, e de outras marcas, foram conhecidos que a AMD tem negado a presença destes nos seus processadores. Foram vários os argumentos usados e sempre houve a negação da falha.

A verdade é que agora, semanas depois da descoberta, a AMD veio finalmente a público admitir que tem efetivamente o problema nos seus processadores e que Spectre e o Meltdown são uma ameaça real.

No entanto, existe uma diferença face ao que está nos processadores Intel. Os CPUs da AMD não têm presentes as variantes todas destas falhas. Em concreto a marca descobriu que os seus processadores estão vulneráveis às duas variantes do Spectre, não tendo a falha que o Meltdown apresenta.

Para além desta admissão, a AMD revelou também que está a trabalhar diretamente com algumas empresas e fabricantes para que estes atualizem os seus sistemas operativos. A Microsoft já estará a disponibilizar esta atualização e outras se vão seguir.

Como a segunda variante do Spectre requer uma solução diferente, a marca irá tornar pública uma atualização que será disponibilizada aos consumidores, para que assim se protejam. A AMD fez ainda ver que esta segunda variante é a mais difícil de ser explorada.

Quanto ao Meltdown, a AMD revelou que os seus processadores estão imunes, tudo graças à forma como foram desenhados e às proteções aplicadas. Depois de negar que estaria afetada, é agora a hora da AMD admitir que afinal os seus processadores também estão vulneráveis, tal como sempre se pensou.

Fonte

Exit mobile version