Pplware

Acabaram-se os cabos HDMI de baixa qualidade?

Cabos HDMI existem muitos mas nem todos conseguem oferecer a melhor qualidade! Por norma os cabos HDMI de boa qualidade, concebidos com melhor material, são naturalmente mais caros mas nem sempre os utilizadores sabem distinguir um bom cabo de um cabo menos bom (o preço é que manda).

Com o objectivo de evitar enganos e assim ajudar os utilizadores na hora da compra, foi lançado um novo programa de certificação para cabos HDMI cujo objectivo é identificar os cabos que suportem a especificação HDMI 2.0 garantindo a melhor qualidade de sinal em transmissões 4k.

Os cabos HDMI são todos iguais? A resposta é obviamente não até porque um cabo de mais fraca qualidade não terá a capacidade de entrega da melhor qualidade de sinal. Actualmente todos os cabos HDMI suportam minimamente bem a resolução fullHD (1080p) no entanto, se falarmos em 4K (com a nova especificação HDMI 2.0), onde as necessidades de largura de banda aumentam, nem todos os cabos servem.

O HDMI é um um acrónimo para High-Definition Multimidia Interface que basicamente podemos traduzir para Interface Multimédia de Alta definição, e permite transmitir áudio e vídeo num único cabo. Existem dois tipos de conectores HDMI: o HDMI tipo A e o HDMI tipo B com 19 e 29 pinos respectivamente, sendo que o HDMI tipo A é o mais popular.

Recentemente o HDMI LLC, grupo responsável pelo desenvolvimento do standard HDMI, anunciou um novo programa de certificação de cabos – HDMI Premium Certified Cable.

O objectivo é que os cabos que não garantam larguras de banda de 18 Gbps (gigabits por segundo) definidas no novo HDMI 2.0, não cheguem sequer ao consumidor final (apesar de sabermos que existirá sempre o mercado paralelo).

Um cabo que não ofereça tal largura de banda não garante a melhor qualidade nas transmissões 4K, logo não passará nos testes de certificação.

Nota: Existindo algumas dúvidas, apenas esclarecer que a criação desde programa de certificação é apenas direccionados para cabos que suportem 4K. Toda a informação aqui.

Exit mobile version