Pplware

O que há de errado com a protecção Gorilla Glass 5 do Note7?

Foi no passado dia 2 de Agosto que a Samsung apresentou ao mundo o seu tão esperado Galaxy Note7. Agora, já disponível em pré-venda em Portugal, este novo Note tem tudo para ser um verdadeiro sucesso, mas um teste à sua durabilidade física pode colocar em causa a confiança dos potenciais utilizadores.

Um conhecido YouTuber realizou mais um teste para o seu canal onde revela que o ecrã do Galaxy Note7, com a nova protecção Gorilla Glass 5, fica muito aquém daquilo que é esperado num topo de gama, no que toca à resistência a riscos. A Corning, perante este teste, já veio tecer alguns esclarecimentos.

O vídeo de que se fala é do canal JerryRigEverything, conhecido pelos testes de durabilidade a smartphones. Tal como noutros testes do canal, são utilizadas ferramentas para teste de dureza e onde o YouTuber estabelece uma escala de 9 níveis para testar a resistência de ecrãs a riscos, com base na escala de Mohs.

Com a protecção Gorilla Glass 4, é comum ser atingido o nível 5 ou 6 para que o ecrã comece a apresentar riscos, mas no Galaxy Note7, com protecção Gorilla Glass 5, no nível 3 o ecrã já apresentava riscos significativos. Mas veja o vídeo para perceber melhor a técnica utilizada e os resultados obtidos.

Perante este teste, há a sensação de que a Corning, para criar um vidro com tecnologia mais resistente a quebras, teve que abdicar um pouco da resistência a riscos, algo que segundo alguns especialistas é normal, uma vez que para ser mais resistente a quebras, o material utilizado tem que ser mais macio, logo, mais propenso a riscos. Mas a empresa quis explicar-se.

 

A fiabilidade dos testes

Depois deste teste, o site Android Authority falou com a Corning que começou desde logo a levantar questões quanto à credibilidade e fiabilidade dos testes, alegando que a utilização das ferramentas é feita de forma “descontrolada” e a força utilizada é questionável para o teste.

the test that was conducted in the video is obviously not a bonafide industry test. It’s using Mohs hardness picks but it’s in an uncontrolled manner. We also don’t know a whole lot about what loads the person has used. Whether those loads are changing as he goes through the testing.

Segundo a Corning, nos testes internos que realizaram ao Gorilla Glass 5, este foi pelo menos tão resistente a riscos quanto o seu antecessor, tendo sido projectado para ser mais resistente a quedas e aos danos que estas possam provocar no vidro.

 

Será que os utilizadores do Galaxy Note7 terão que investir uma película protectora de ecrã?
Exit mobile version