Pplware

GoPro abandona mercado dos drones e poderá estar à venda

Os últimos tempos da GoPro não têm sido fáceis. Depois do fracasso do seu drone Karma, as vendas das suas câmaras também têm sido mais baixas que o esperado.

Fruto de um período mais fraco, a marca americana anunciou que vai desistir do mercado dos drones e poderá estar mesmo à venda.


A GoPro é, desde cedo, considerada uma das melhores empresas no que toca ao desenvolvimento de câmaras de ação. No entanto, com o aparecimento de vários concorrentes nos últimos anos e com alguma falta de novidades, os seus lucros têm caído e a empresa tem ficado fragilizada.

Depois de se conhecer a intenção de despedir cerca de 300 empregados da divisão de drones, foi ontem conhecido o relatório preliminar do último trimestre de 2017, que aponta grandes dificuldades nas contas da empresa americana. Embora os resultados finais só sejam apresentados em fevereiro, é esperado que as receitas deste último trimestre se fixem num valor de 340 milhões de euros, um decréscimo de 37% face ao mesmo período do ano passado.

Como resposta a esses resultados, a GoPro irá passar por uma restruturação onde pretende reduzir o número de empregados de 1254 para menos de 1000, reduzir as compensações do CEO para 1 dólar e abandonar o mercado dos drones. Além disso, e para impulsionar as vendas das suas câmaras, irá reduzir o preço da GoPro 6 Black para os 399 dólares.

No entanto, a solução da empresa poderá passar por outro caminho. Segundo alguns rumores, a empresa americana contratou os serviços da JPMorgan Chase para procurar um possível comprador, de forma a unir a GoPro a um grupo maior.

 

GoPro desiste do mercado dos drones

Nos últimos anos, os drones têm dado um salto evolutivo relevante, sendo cada vez mais populares quer para lazer como para imagens profissionais.

Dentro deste mercado, poucas são as marcas que se têm destacado, sendo a DJI a que retém para si um maior sucesso e uma maior margem do mercado. Outras marcas têm tentado fazer frente, como é o caso da Xiaomi com o Mi Drone e a GoPro com o Karma, no entanto, têm registado dificuldades em acompanhar o ritmo da marca chinesa.

Depois de acumular vários resultados negativos e de se terem registado vários problemas com o seu drone, a empresa americana irá abandonar este mercado. O GoPro Karma foi apresentado como uma solução bastante interessante para filmagens aéreas, no entanto, depois de vários relatos de quedas de aeronaves, foi necessário retirá-lo do mercado e recolher todas as unidades vendidas, o que resultou num elevado custo para a empresa.

Depois de resolvidos os problemas, a GoPro ainda tentou lançar novamente para o mercado este drone, mas sem grande sucesso. Embora o desenvolvimento de novos modelos seja abandonado, a GoPro garante que irá manter o suporte ao modelo atual.

O ano de 2018 será então sinónimo de muito trabalho e sacrifício para tentar trazer a marca de volta ao crescimento e aos lucros registados em anos passados. Ainda sem qualquer certeza, o mais provável é que a reestruturação não seja suficiente e a GoPro acabe mesmo por trocar de mãos.

Exit mobile version