Pplware

Garmin Dash Cam – Grave o que se passa à sua frente na estrada

Gravar tudo o que se passa na frente de um automóvel é uma prática comum na Rússia. Segundo consta, os automobilistas russos, para se protegerem de algumas manobras ilícitas, recorrem às imagens para sua legítima defesa.

Por essa razão é tão comum vermos vídeos de aparatosos acidentes nas estradas russas, incríveis situações num trânsito caótico e imagens verdadeiramente hilariantes vindas de um país tão complexo.

A Garmin viu utilidade nesse segmento e lançou a Garmin Dash Cam. Este dispositivo grava tudo o que se passa no trânsito.

As câmaras de vídeo estão na moda. É no desporto, em muitas actividades profissionais e mesmo em acções que não lembram a ninguém. Na Rússia estas são uma ajuda para que os automobilista se salvaguardem de vários problemas de tentativas de burla, como podem ver no vídeo a seguir:

Mas esta prática pode ser muito útil a todos os condutores, em qualquer parte do mundo. Há imensos casos que, após filmados, foram estudados, em termos de segurança rodoviária, e desencadearam várias acções de prevenção.

A Garmin viu uma oportunidade de servir um mercado sem um dispositivo dedicado e lança a câmara Garmin Dash Cam 20 e Garmin Dash Cam 10. Estes equipamentos têm uma aparência muito agradável e estão muito bem equipadas.

Câmara com uma construção de grande qualidade

A Garmin Dash Cam é uma câmara de alta definição que é montada no para-brisa de qualquer veículo. A sua acção permite gravar continuamente com uma “visão” grande-angular da estrada durante a condução. 

Uma vez instalada, a câmara é totalmente automatizada: Começa a gravação quando o motor é ligado e pára quando está desligado. O sensor de gravidade integrado (G-Sensor) detecta automaticamente incidentes, como travagem ou colisão, e salva os ficheiros de vídeo relevantes. 

Garmin Dash Cam está disponível com e sem GPS. A versão Dash Cam 20 traz um receptor GPS que coloca geo-tags (localização, data e hora) em todas as imagens, para que os condutores possam saber exactamente onde e quando os eventos ocorreram. 

“Garmin Dash Cam é como uma testemunha pessoal que nunca perde um incidente e fornece a prova do que acontece na estrada”, disse Dan Bartel, vice-presidente de vendas mundiais Garmin. “Isso é totalmente automatizado e dá aos motoristas a paz de espírito sabendo que quaisquer eventos que possam ocorrer serão capturados.”.

Ecrã a cores de 2,3 polegadas

Recursos como um microfone interno e GPS adicionam um contexto valioso aos ficheiros de vídeo. O equipamento grava a 1080p, 720p ou ficheiros de vídeo WVGA num loop contínuo. Estes vídeos são armazenados num cartão microSD de 4 GB incluído. Para adicionar mais memória, os utilizadores podem adicionar um cartão microSD maior (até 32 GB). 

Aquando de um incidente – como travagens bruscas ou uma colisão – este é detectado pelo built-in G-Sensor. Nessas situações a Garmin Dash Cam guarda à parte essas gravações actuais, últimas e próximas, preservando um registo completo do evento. 

O evento é gravado com data, hora, latitude, longitude, velocidade e direcção do precurso. O microfone integrado oferece a opção de gravação de áudio no interior do veículo. O ecrã colorido de 2,3 polegadas faz com que seja fácil para posicionar a câmara no carro e ter acesso às opções e definições.

Gravação até 1090p para captar todo o pormenor da estrada

A instalação é muito simples, tal como podemos ver na imagem em cima, a  Dash Cam traz uma ventosa para montar no pára-brisa, bem como um cabo de alimentação (de isqueiro) do veículo. A Garmin Dash Cam 20 (com GPS) irá custar cerca de 250 dólares.

Se pretende somente uma câmara para uma visão close-up do veículo ou danos materiais, os utilizadores podem escolher a versão mais barata, a Dash Cam 10 (sem GPS). Esta terá um preço de 220 dólares.

Estas unidades ainda não estão disponíveis, ambas as câmaras deverão chegar ao mercado no próximo mês de Fevereiro.


Homepage: Garmin Dash Cam 20

Exit mobile version