Gravar tudo o que se passa na frente de um automóvel é uma prática comum na Rússia. Segundo consta, os automobilistas russos, para se protegerem de algumas manobras ilícitas, recorrem às imagens para sua legítima defesa.
Por essa razão é tão comum vermos vídeos de aparatosos acidentes nas estradas russas, incríveis situações num trânsito caótico e imagens verdadeiramente hilariantes vindas de um país tão complexo.
A Garmin viu utilidade nesse segmento e lançou a Garmin Dash Cam. Este dispositivo grava tudo o que se passa no trânsito.
As câmaras de vídeo estão na moda. É no desporto, em muitas actividades profissionais e mesmo em acções que não lembram a ninguém. Na Rússia estas são uma ajuda para que os automobilista se salvaguardem de vários problemas de tentativas de burla, como podem ver no vídeo a seguir:
Mas esta prática pode ser muito útil a todos os condutores, em qualquer parte do mundo. Há imensos casos que, após filmados, foram estudados, em termos de segurança rodoviária, e desencadearam várias acções de prevenção.
A Garmin viu uma oportunidade de servir um mercado sem um dispositivo dedicado e lança a câmara Garmin Dash Cam 20 e Garmin Dash Cam 10. Estes equipamentos têm uma aparência muito agradável e estão muito bem equipadas.
A Garmin Dash Cam é uma câmara de alta definição que é montada no para-brisa de qualquer veículo. A sua acção permite gravar continuamente com uma “visão” grande-angular da estrada durante a condução.
Uma vez instalada, a câmara é totalmente automatizada: Começa a gravação quando o motor é ligado e pára quando está desligado. O sensor de gravidade integrado (G-Sensor) detecta automaticamente incidentes, como travagem ou colisão, e salva os ficheiros de vídeo relevantes.
Garmin Dash Cam está disponível com e sem GPS. A versão Dash Cam 20 traz um receptor GPS que coloca geo-tags (localização, data e hora) em todas as imagens, para que os condutores possam saber exactamente onde e quando os eventos ocorreram.
“Garmin Dash Cam é como uma testemunha pessoal que nunca perde um incidente e fornece a prova do que acontece na estrada”, disse Dan Bartel, vice-presidente de vendas mundiais Garmin. “Isso é totalmente automatizado e dá aos motoristas a paz de espírito sabendo que quaisquer eventos que possam ocorrer serão capturados.”.
Recursos como um microfone interno e GPS adicionam um contexto valioso aos ficheiros de vídeo. O equipamento grava a 1080p, 720p ou ficheiros de vídeo WVGA num loop contínuo. Estes vídeos são armazenados num cartão microSD de 4 GB incluído. Para adicionar mais memória, os utilizadores podem adicionar um cartão microSD maior (até 32 GB).
Aquando de um incidente – como travagens bruscas ou uma colisão – este é detectado pelo built-in G-Sensor. Nessas situações a Garmin Dash Cam guarda à parte essas gravações actuais, últimas e próximas, preservando um registo completo do evento.
O evento é gravado com data, hora, latitude, longitude, velocidade e direcção do precurso. O microfone integrado oferece a opção de gravação de áudio no interior do veículo. O ecrã colorido de 2,3 polegadas faz com que seja fácil para posicionar a câmara no carro e ter acesso às opções e definições.
A instalação é muito simples, tal como podemos ver na imagem em cima, a Dash Cam traz uma ventosa para montar no pára-brisa, bem como um cabo de alimentação (de isqueiro) do veículo. A Garmin Dash Cam 20 (com GPS) irá custar cerca de 250 dólares.
Se pretende somente uma câmara para uma visão close-up do veículo ou danos materiais, os utilizadores podem escolher a versão mais barata, a Dash Cam 10 (sem GPS). Esta terá um preço de 220 dólares.
Estas unidades ainda não estão disponíveis, ambas as câmaras deverão chegar ao mercado no próximo mês de Fevereiro.