…mesmo quando está protegido por código.
Todo e qualquer sistema desenvolvido pelo Homem está sujeito a falhas, sem excepções. Como tal, embora os dispositivos da Apple sejam conhecidos pelo seu reduzido número de falhas, principalmente no que toca a segurança, também estes são vulneráveis a problemas.
Depois do recente lançamento para o público em geral do iOS 5, sistema operativo dos dispositivos móveis da Apple, foi descoberta uma falha grave no iOS 5 para iPad, que permite a qualquer pessoa com uma Smart Cover desbloquear um iPad 2 e aceder a informações privadas do seu utilizador, mesmo que este esteja protegido por código de bloqueio.
Juntamente com o iPad 2, a Apple lançou no início deste ano uma capa de protecção especificamente desenhada para este dispositivo. Esta capa, a Smart Cover que todos devem conhecer, não se limita a proteger o ecrã do iPad, mas consegue mesmo interagir com este, permitindo um acesso rápido ao iPad em variadas situações.
Como podem ver no vídeo anterior, no iOS 5 existe uma falha bastante grave, que permite, com o uso de uma Smart Cover, o desbloqueio do iPad mesmo que este esteja protegido com código de bloqueio, e a possibilidade de aceder às informações do utilizador desse mesmo iPad, dependendo da aplicação que estava aberta quando o utilizador bloqueou pela última vez o iPad.
Este processo passa por desbloquear o ecrã, e quando nos é pedido o código de desbloqueio, carregar no botão de On/Off/Sleep durante uns segundos, até aparecer a mensagem “Deslize para Desligar”. Nesta fase, sem deslizar a barra para desligar o iPad, fecha-se a Smart Cover, abre-se novamente, e toca-se no botão “Cancelar”. Quando se toca em “Cancelar”, o iPad é desbloqueado, não passando pelo ecrã que pede o código de desbloqueio.
Se o iPad for bloqueado no ecrã principal, com este “truque” é possível ver todas as aplicações instaladas no iPad. Apesar de, como o iPad continua bloqueado com o código, não ser possível abrir as aplicações, é possível apagar aplicações, o que agrava bastante a situação. É também possível aceder ao “menu” do multitask e reproduzir música a partir do pequeno painel de controlo existente, e alterar definições como o volume, luminosidade e bloqueio de rotação do ecrã.
O grande problema surge se o iPad foi bloqueado com alguma aplicação aberta, como o browser, os contactos, agenda, ou, talvez o pior dos casos, o email. Se quando o iPad foi bloqueado, estivesse com qualquer uma destas aplicações abertas (ou mesmo outra), com a Smart Cover, utilizando o método descrito no vídeo é possível aceder a todas as informações dessa aplicação, situação bastante preocupante para quem tenha informação privada sensível no seu tablet.
Solução temporária:
Existe uma solução temporária para esta falha, para prevenir que se consiga aceder ao iPad utilizando este método, que passa por desactivar a opção de desbloqueio com a Smart Cover no separador “Geral” das Definições do iPad 2.
Espera-se no entanto que, como é costume nestas situações, a Apple resolva este falha o mais rapidamente possível com uma actualização para o iOS 5, que agora serão mais simples e rápidas, visto o iOS 5 permitir actualizações OTA. [via]
Artigos Relacionados:
- iOS5 – Activar a navegação privada no Safari
- Siri já corre no iPhone 4
- Disponíveis várias actualizações da Apple
- Apple disponibiliza Find my Friends
- Não espere, instale já o iOS 5 no seu iPhone, iPad ou iPod Touch
- Quais as novidades do iOS5?
- Apple lança iCloud.com em fase Beta… mas já com preços
- Apple Apresenta iCloud e este já…mexe!