Com o Natal a aproximar-se a passos largos é cada vez mais normal que as marcas, especialmante as de tecnologia comecem a apresentar alguns produtos novos e inovadores, ou não. Desta vez é a Casio que lança a pouco mais de um mês da época festiva um novo modelo da sua gama de câmaras High Speed, a EX-ZR1000.
Equipada com uma objectiva grande angular de 24mm e um zoom óptico de 12,5x, a EX-ZR1000 herda as reconhecidas capacidades de disparo a alta velocidade da gama High Speed EXILIM e vem equipada com uma interface gráfica de alta qualidade completamente nova.
Algumas das novas funcionalidades que caracterizam este modelo, disponível em Portugal no final de Novembro, incluem um anel de funções e um grande ecrã LCD de 3’’ que pode ser rodado a 180º para melhor operacionalidade e um desempenho de disparo superior quando comparado com os modelos anteriores.
Desta vez a Casio combinou a alta velocidade de disparo com novas tecnologias de processamento de imagem que se conjugaram no EXILIM Engine HS, apresentado no ido ano de 2010. Este novo processador de imagem foi integrado pela primeira vez na EX-ZR10, um modelo de alto desempenho que ultrapassou todas as câmaras digital compactas com o seu disparo de alta velocidade e funções de disparos contínuos em rajada (high-speed burst shooting). Com a nova EX-ZR1000, o objectivo foi a criação de uma câmara digital compacta capaz de capturar a beleza de todos os momentos que os utilizadores pretendem preservar. O resultado foi o novo processador de imagem EXILIM Engine HS 3, que integra a terceira geração de tecnologias de processamento de alta velocidade da Casio. Este processador praticamente elimina problemas recorrentes das câmaras digitais compactas, nomeadamente o atraso no disparo (shutter lag) e na focagem bem como as fotos tremidas: tudo acontece a alta velocidade.
Desde o momento em que se liga câmara até estar pronta a disparar decorre menos de 1 segundo (0,99 segundos, para ser mais exacto); o auto-foco de alta velocidade significa que a câmara demora apenas 0,15 segundos a focar; e a demora entre disparos é de uns meros 0,26 segundos.
As novas funcionalidades de hardware complementam a operação através da GUI incluindo um anel de funções que permite fazer zoom com a mão esquerda, indicadores gráficos, um comando de controlo sincronizado e um ecrã LCD que roda 180º permitindo assim tirar fotografias em diferentes ângulos. Tal como mencionado previamente, o novo processador Exilim Engine HS3 abre também novas possibilidades que a Casio explora pela primeira vez na EX-ZR1000. Tudo na câmara foi desenhado para concretizar as acções de forma praticamente instantânea, algo que a Casio chama “TRIPLE ZERO performance” e que acaba por também por dar um outro significado à designação EX-ZR1000.
Acompanhando todas a novidades deste modelo chega ainda o novo modo High Speed para seguimento do motivo em focagem automática e disparo de alta velocidade (high-speed AF-tracking burst shooting) quer permite a manutenção da focagem automática mesmo em motivos que se encontrem em movimento, enquanto realizamos disparos contínuos. Outra novidade é a função All-In-Focus Macro que se assegura uma focagem perfeita de objectos a curta distância, ao mesmo tempo que os destaca do fundo.
As fotos à noite ou com pouca luz ambiente não passam ao lado e a função de alta velocidade para fotografias nocturnas (High-Speed Night Shot) elimina fotos tremidas em ambientes com pouca luz ao conjugar a captura a alta velocidade com uma sensibilidade máxima que pode ir até ISO 25600.
A Casio Exilim EX-ZR1000 estará disponível em Portugal a partir de Novembro com um preço aproximado de 299 euros.