Para continuar a crescer em todas as frentes, a Xiaomi continuará com os seus esforços de expansão para novos mercados. Ao mesmo tempo, concentrar-se-á no reforço e diversificação do seu portfólio de smartphones Android para 2019.
Agora, após termos visto o primeiro esboço do seu elenco de gama alta para o novo ano, temos novas informações alusivas ao formato dos smartphones e respetivo ecrã. Mais concretamente, uma nova e sugestiva patente registada pela marca.
De acordo com as informações divulgadas recentemente pela publicação LetsGoDigital, a fabricante chinesa de smartphones apostará, também, nos ecrãs perfurados para acomodar a câmara fotográfica frontal.
A nova e sugestiva patente da Xiaomi
A publicação holandesa foi a primeira a notar a presença de uma nova patente da Xiaomi na WIPO (Organização Mundial da Propriedade Intelectual). Aí, encontraram uma nova solução patenteada pela fabricante em questão para a implementação de um ecrã completo, apenas com um recorte circular para a câmara.
Tal como podemos ver pela imagem que se segue, temos várias abordagens ao conceito de ecrã perfurado. Várias possibilidades de implementação e desenvolvimento de smartphones e dispositivos móveis com esta configuração.
Na prática, temos um total de quatro possíveis implementações para novos smartphones Android com ecrã perfurado. Das mais discretas às mais impositivas, o objetivo passa sempre pela acomodação da câmara frontal, irrompendo do ecrã.
Vemos ainda a localização para os possíveis sensores de proximidade e luminosidade, até mesmo para o auscultador, recortado no ecrã. Mas, significa isto que a Xiaomi vai lançar todos estes smartphones? Não, longe disso.
A existência de uma patente, devidamente preenchida e registada, significa que a tecnologia tal como é descrita (e devidamente registada), pertence exclusivamente à entidade que efetua o seu registo.
Por outras palavras, nenhuma outra fabricante pode lançar no mercado uma solução comercial com esta execução. Caso o façam, estariam a violar a patente pertencente à Xiaomi.
Os smartphones Android com ecrã perfurado são a nova tendência
Entretanto, a Xiaomi conta com outra solução para resolver a questão do ecrã completo, a estrutura deslizante. Solução esta que foi sabiamente implementada no seu Xiaomi Mi Mix 3 que utiliza o magnetismo para operar o movimento.
Ainda assim, se esta fabricante Android quer continuar a crescer, é natural que queira cobrir todas as ofertas da concorrência. Uma estratégia que a marca já tem vindo a praticar há vários anos, proporcionando alternativas similares, por uma fração do preço.
É, perante este cenário, que encaramos com naturalidade o interesse da marca nesta novo formato. Algo que também já está a ser explorado pela Samsung, pela Huawei e respetiva submarca, Honor. Aliás, durante 2019 veremos certamente outras marcas a apostar neste mesmo conceito.
Para o utilizador final isto significa que também a Xiaomi poderá lançar novos smartphones Android com este formato. Algo que nos permite usufruir da quase totalidade do ecrã, sendo a única exceção o recorte circular para albergar a câmara.
O que acha desta nova tendência? Mais agradável do que o típico “notch” de outrora?