Pplware

DJI Mavic Mini – Um drone livre de seguro e registo

Desde que foi lançada a nova legislação sobre os drones, obrigando ao registo e seguro da maior parte destas aeronaves, muitos entusiastas dos céus reavaliaram a sua intenção de adquirir um drone.

Para tentar recuperar esta parte do mercado, surge agora uma nova aposta, o DJI Mavic Mini. Um drone de apenas 249 gramas que escapa às obrigações legais de seguro e registo.


Depois de vários alegados acidentes entre drones e aviões, muita foi a pressão para que governos de todo o mundo legislassem a utilização dos drones. Assim, em muitos países, incluindo Portugal, foram impostas várias condições para a utilização de drones.

Após a entrada em vigor destas medidas, a DJI, a principal fabricante destas aeronaves viu as suas vendas afetadas, tendo diminuído o entusiasmo pela compra deste produto, assim como se verificou um aumento do mercado de usados.

Em resposta a estas limitações, a DJI vem agora apresentar o já há muito anunciado Mavic Mini. Trata-se de um drone super leve e de pequenas dimensões que vem substituir o DJI Spark que, entretanto, deixou de se comercializado.

DJI Mavic Mini – Um drone pequeno e leve

Com apenas 249 gramas, o Mavic Mini é um dos drones mais pequenos que a DJI já desenvolveu. Embora exiba claras parecenças com a restante gama Mavic, este novo drone é diferente. Assim, afirma-se como seis vezes mais leve e três vezes mais pequeno que o Mavic Air.

No entanto, embora as dimensões sejam reduzidas, os argumentos deste drone mantém-se fortes para atrair o mercado. Esta aeronave traz um sensor de 12 MP com 1/2,3 polegada, estabilizado por um gimbal eletrónico de três eixos. Permite filmar em 2,7K a 30 frames por segundo, ou em Full HD a 60 frames por segundo.

A autonomia também não se apresenta nada como mini. São assim anunciados 30 minutos de voo, valor que ultrapassa os 20 minutos apontados para o Mavic Air.

A nível de voo, toda a operação é assegurada por uma navegação por GPS apoiado por dois sensores. Nomeadamente, um deles uma câmara, na parte inferior do drone, apoiando o processo de aterragem.

Já no comando, é onde encontramos o maior corte. Tal como aconteceu no Mavic Air, foi removido o ecrã. Assim, estão presentes apenas os joysticks e os botões de apoio à operação. A ligação ao drone é também ela mais limitada, sendo feita por WiFi. Consequentemente, atira o limite de voo para “apenas” 4 quilómetros, valor apontado em caso de condições ótimas de ligação. Ou seja, sem obstáculos ou interferências.

Preço e disponibilidade

Se estas novidades já o estão a fazer pensar em adquirir esta pequena, mas grande novidade, o preço poderá ser mais um argumento para apostar nesta aeronave.

Disponível a partir de hoje, a opção base composto pelo drone, comando, uma bateria e peças adicionais terá um custo de 399€. A já habitual versão Fly More Combo, com o drone, o controlo remoto, três baterias, três pares de hélices extra, peças suplentes, proteção de hélices, Hub de carga de duas baterias e uma mala ficará pelos 499€.

Drones DJI

Legislação de drones em Portugal

Segundo a legislação de drones em Portugal, todos os drones acima de 250 gramas carecem de registo, sendo o seguro obrigatório acima das 900 gramas (após publicação de portaria).

Com apenas 249 gramas, o DJI Mavic Mini foge assim a estas regras, sendo na mesma obrigado a respeitar algumas regras de voo equiparado a um drone brinquedo (Ver o Voa na Boa para conhecer essas limitações), assim como a licença da AAN para cada voo, uma vez que está equipado com uma câmara.

Exit mobile version