O Pplware, através da sua comunidade de utilizadores Raspberry PI, apresentou o Pipplware. Esta distribuição foi desenvolvida pelo nosso leitor Diogo Santos e tem como principal objectivo a simplicidade de uso, não sendo necessário grandes conhecimentos técnicos de linux para se poder usufruir das suas capacidades.
É uma estrutura que todos os curiosos deveriam conhecer, certamente iriam adaptar este equipamento, com o nosso SO, a muitas vertentes da vossa vida.
Para quem tem OS X e quer colocar o Pipplware dentro do Raspberry PI… aqui fica uma pequena dica!
Vamos utilizar uma app que vai facilitar todo o processo de colocação do sistema operativo no “disco” do Rasp, que será o mesmo que dizer, colocar o Pipplware num cartão SD. Descarregue daqui o RPi-sd card builder v1.2.
Descarregue também a distribuição PIPPLWARE. Descompacte e coloque o pipplware_v1.img no ambiente de trabalho.
1 – Abra a aplicação.
2 – Agora seleccione o pipplware_v1.img que está no ambiente de trabalho (ficheiro .img).
3 – Irá ver agora este aviso. Depois de colocar o cartão SD no slot do computador clique em Continue.
4 – Agora terá de seleccionar a drive onde se encontra o cartão SD. Verifique bem qual a opção a escolher, expanda a janela para ver o tamanho das várias drives existentes, para ter a certeza de qual representa o cartão SD. Sugiro que antes deste passo dê um nome ao cartão SD (ex. raspberry).
5 – Agora serão solicitados privilégios de administrador. Insira a palavra-passe no campo que lhe apareceu.
6 – Confirme que o cartão SD foi “ejectado”. Quando tiver confirmado, clique no botão Continue (este passo pode demorar uns segundos).
7 – E é isto… espere uns 3 minutos até que lhe seja dito que já pode remover o cartão SD. Agora basta colocar o cartão SD no seu Raspberry PI.
Agora use o seu Pipplware… e se quiser saber mais, até levar a sua experiência para acrescentar ao que lá se faz e diz, junte-se à nossa Comunidade Raspberry PI no Facebook.
Só para ver o potencial deste pequeno grande gadget, experimente esta guia, que lhe coloca o Rasp a servir de Apple TV, no que toca à possibilidade de usar o AirPlay.