Pplware

Cyborg, dispositivo anti-espionagem para o seu Wi-Fi

E se fossemos nós a proteger a nossa rede Wi-Fi com “contra-medidas” para evitar que alguém andasse a meter nariz no que não é chamado?

Digamos que é um estilo de acção tipo FBI! Por exemplo, por onde passa o presidente Obama há que ter algumas “barreiras” nas comunicações e controlar quem por lá está ligado.

É essa a ideia, mas lá para sua casa. Cyborg é um dispositivo anti-espionagem que permite barrar todas comunicações suspeitas (ou tentativa de escuta de comunicações) em volta da sua rede WiFi, de forma a proteger a sua privacidade.

Este dispositivo, desenhado por criativos alemães e apresentado pelo criador Julian Oliver, está no mercado como sendo simplesmente um pequeno router do tamanho de um carregador de tomada. Este equipamento tem como objectivo garantir a máxima segurança/privacidade na sua rede doméstica ou empresarial.

Na prática, o Cyborg Unplug  é um sistema anti-espionagem sem fios! Este gadget, que se liga a uma tomada de energia e funciona como cliente da rede wireless, detecta e bane dispositivos “maliciosos” que possam interferir na sua privacidade enquanto navega na Internet.

Este equipamento tem a capacidade de “snifar” as comunicações e identificar, com base no endereço físico (MAC address, que permite identificar o fabricante), se existe algum drone, câmara IP, um Google Glass, etc., também ligado à nossa rede.

 

Mas como funciona o Cyborg Unplug?

Cada dispositivo wireless (Wi-Fi) possui um endereço físico que é atribuído pelo fabricante. Este endereço, definido de endereço MAC (Media Access Control) é composto por 48 bits (12 caracteres hexadecimais). Os primeiros seis caracteres identificam o fabricante (ex. Intel, Surecom, Broadcom, Google, etc) e os restantes seis identificam o equipamento em si.

Este endereço físico como é difundido na rede wireless, aquilo que o Cyborg Unplug faz é “snifar” a comunicação e identificar eventuais “espiões”. Quando são descobertos, o equipamento emite um alarme (LED, áudio ou mensagem). Mas há mais, se o dispositivo detectado estiver ligado a uma rede que está sob a alçada da segurança do Cyborg Unplug são enviados frames “especiais” com o objectivo de desautenticar o equipamento da rede (um pouco ao estilo da ferramenta wlan Jack). A acção é feita automaticamente e de forma transparente, sem assim o dispositivo “invasor” banido.

Veja o vídeo para entender a filosofia por trás da criação:

 

Este dispositivo é legal?

Segundo os responsáveis pelo dispositivo, é totalmente legal, até porque actua somente dentro de uma rede que a pessoa que o utiliza possui, gere e ou administra.

Muitos routers wireless permitem ao seu administrador criar “listas negras”, embora o Cyborg Unplug tenha outras funcionalidades que não estão presentes nos routers wireless tradicionais. O Cyborg Unplug (utiliza hardware aprovado pela FCC (US) e CE (EU)) é tão legal como esses routers, embora a sua acção seja diferente.

Este equipamento está já disponível e tem um preço de 52 euros. Desde Setembro que a empresa tem enviado para todo mundo este dispositivo de defesa… digamos que para gente mais “paranóica” em relação às intrusões no seu “meio ambiente”.

Mais informações podem ser obtidas no site do fabricante: plugunplug.net/

Exit mobile version