Pplware

Como funcionará o “Assistant” no novo iPhone?

Na semana que passou chegaram finalmente notícias que deixam claras as intenções da Apple em divulgar em breve novidades acerca do seu smartphone, o iPhone. Como vos demos a conhecer neste artigo, espera-se que na próxima keynote da Apple Tim Cook, CEO da empresa de Cupertino e sucessor de Steve Jobs, apresente não só o novo modelo do iPhone, mas também a versão final do iOS5, incluindo uma série de novas funcionalidades. Entre as novas funcionalidades esperadas, umas já bem conhecidas, outras nem tanto, especula-se acerca de um novo e avançado sistema de comando por voz, o “Assistant”. Mas como funcionará esta nova função no iPhone?

A origem de rumores de que a Apple estaria a trabalhar num avançado sistema de comando por voz para o iOS, transversal a todo o sistema operativo, vem desde a aquisição de uma empresa chamada Siri, que desenvolveu uma aplicação gratuita de “assistência pessoal” para o iPhone e iPod Touch. Para terem uma ideia mais clara do que se tratava, e de que forma funcionava o Siri, vejam o filme a seguir.

Em Maio deste ano falaram-se em negociações entre a Apple e a Nuance, com o objectivo de integrar a sua tecnologia de reconhecimento de voz (da Nuance) directamente no iOS. Mais recentemente, com o aproximar da data provável para apresentação do iPhone 5, a expectativa acerca desta nova função cresceu e acredita-se que seja essa uma das maiores novidades para a conferência de imprensa da próxima semana.

O Assistant será uma ferramenta integrada no iOS que permitirá aos utilizadores falar directamente para o iPhone para, por exemplo, agendar compromissos, enviar mensagens de texto, obter informações e muito mais. Enquanto se espera pacientemente (ou impacientemente) novidades oficiais, o MacRumors, site dedicado a notícias e rumores da marca da maçã, criou, baseado em informações que conseguiram apurar, um mockup da interface e modo de funcionamento do Assistant.

Como puderam ver no vídeo acima, para começar a usar o Assistant bastará pressionar durante uns segundos a tecla Home, até que o ecrã desliza para cima, tal como acontece para mudar de aplicação na interface do multitasking. Quando o ecrã desliza, é mostrado, no lugar onde costumam aparecer as aplicações abertas, um ícone redondo cinzento/prateado com uma simples imagem de um microfone com uma pequena animação roxa em volta do ícone, que indica que o Assitant está pronto para ser utilizado.

A partir daí, o utilizador poderá dar ordens ao iPhone, como se de uma conversa se tratasse, algo semelhante ao  que acontecia na interface da aplicação da Siri. Depois de todos os comandos terem sido dados ao iPhone, é mostrado o texto ditado e reconhecido pelo Assistant, passando de seguida para o próximo passo, que poderá ser o envio de uma mensagem, a pesquisa de alguma informação, etc.

O vídeo criado, embora não passe de um vídeo especulativo, poderá ser bastante próximo do que a Apple se prepara para revelar já no dia 4 de Outubro.

 

O que acha desta nova função no iOS? Gostaria a ver implementada no iPhone? Qual pensa ser a melhor forma de o fazer?

 

Artigos Relacionados:

Exit mobile version