Pplware

Como é que o seu computador sabe sempre as horas?

Nunca se perguntou como é que o seu computador sabe as horas mesmo quando está desligado?

Atualmente, na nossa sociedade é impossível viver sem noção das horas. Toda a nossa vida é cronometrada ao minuto. Temos horários fixos para acordar, para chegar a tempo ao trabalho, para apanhar transportes públicos ou uma para comparecer a uma reunião importante à qual não podemos faltar. Os computadores também não se podem atrasar!


Os computadores e smartphones são imprescindíveis para grande parte da população mundial. Através deles conseguimos responder a e-mails, navegar na internet, ser lembrados a tempo de tarefas que temos que fazer e ver as horas (além de muitas outras tarefas quase vitais no mundo moderno). Mas como é que os computadores nunca perdem a noção das horas? Venha perceber como é que o relógio do seu computador funciona.

 

Tudo começa na Motherboard…

As motherboards dos computadores são constituídas por minúsculos componentes e circuitos integrados que permitem a rápida circulação de informação necessária para o funcionamento do computador.

Claro que a maioria das pessoas sabe o que é um processador, ou o disco rígido ou a memória RAM. No entanto, são poucas aquelas que têm conhecimento de um componente que é também extremamente importante: o CMOS Memory Chip (complementary metal-oxide-semiconductor, em português, semicondutor de metal-óxido complementar).

De facto, é este pequeno chip, também muitas vezes referido de “Pilha”, que contém o “Real-time clock” (relógio Tempo-Real), é responsável por fornecer corretamente a data e a hora ao seu computador. Para além disso, em alguns casos, o chip CMOS guarda as definições da BIOS do seu computador. Para fornecer energia a estes chip existe uma pequena bateria muito eficiente, que nalguns casos encontra-se dentro do Real-time clock.

A autonomia estimada desta bateria é de 3 anos e só é ativada quando o seu computador está desligado. Desta forma, quando volta a ligar o seu computador a data e hora está correta.

 

Mais pormenores acerca do Real-time clock (RTC)

Como já foi referido acima, este relógio especial trata-se de um relógio de computador, normalmente um circuito integrado cuja função é fornecer sempre a data e hora corretas ao seu computador. Ele está presente na maioria dos dispositivos electrónicos que devem fornecer a data e hora de forma precisa. Por isso, a sua presença pode ser verificada em computadores pessoais, servidores e sistemas embutidos.

 

A maioria dos RTCs usam um um cristal oscilante. Mas, em alguns casos, verifica-se a presença de um mecanismo também usado nos relógios de Quartz cuja frequência é de exatamente 2^15 ciclos, o que é muito conveniente para usar em sistemas binários.

 

O Relógio do computador e o Network Time Protocol

Infelizmente, os relógios dos nossos computadores podem tornar-se imprecisos com o passar do tempo; ora atrasam-se ora adiantam-se.

Graças ao Network Time Protocol (NTP), um protocolo para sincronização de relógios de computadores em rede, os nossos computadores estão sempre com a hora certa e com grande exatidão. O NTP foi inventado por David L. Mills da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos, em 1985, sendo ainda hoje um dos mais populares e antigos protocolos da Internet.

Se corretamente utilizado, o NTP é capaz de garantir as propriedades necessárias ao funcionamento dos relógios de Computadores e, por extensão, contribuir para o bom funcionamento de inúmeras aplicações.

Não restam dúvidas que o relógio nos nossos computadores são muito mais importantes do que aquilo que parecem. Se repararmos bem, têm impacto em quase todas as aplicações que usamos no nosso quotidiano. Portanto, já sabe, se o relógio do seu computador estiver incorreto poderá ter que substituir a pilha.

 

Leia também:

Exit mobile version