Nem sempre o resultado da tecnologia são apenas coisas boas. As impressoras 3D são sem dúvida a nova tendência “tecnológica” e há projectos fantásticos que recorrem a esta tecnologia como é o caso da construção de casas, da Bioimpressão (órgãos 3D), entre outras.
Mas há também o lado mau, como é o caso das armas 3D ou então simples gadgets/objectos que podem ser usados como ameaças à sociedade.
Recorrendo à tecnologia de impressão 3D, dois profissionais da área de replicação de chaves decidiram criar uma chave mestra e mostrar que a mesma consegue abrir várias fechaduras. O objectivo principal da criação desta chave foi mostrar os perigos que podem advir desta tecnologia, quando mal usada.
A chave mestra criada tem o nome de Bump Key e podem ver no seguinte vídeo como tudo funciona.
Para a abertura da fechadura, os profissionais recorreram a uma técnica denominada de Lock Bumping (muito usado por assaltantes/criminosos). Esta técnica tem como base a utilização de uma chave dentada, flexível, que facilmente se ajusta à fechadura.
Quando batemos numa Bump Key criamos um vazio entre os dentes superiores e inferiores o que permite abrir facilmente as fechaduras clássicas e algumas fechaduras de alta segurança – saber mais aqui.
Com esta demonstração, facilmente percebemos o perigo que pode representar para sociedade. Facilmente, alguém mal intencionado, pode recorrer a esta tecnologia (tal como acontece com outras tecnologias) e aceder à nossa casa, garagem, etc.
Via Wired