Pplware

Carregamento wireless Intel chega no final do ano

A próxima grande aposta no mundo da tecnologia é a forma de carregar os dispositivos sem a necessidade de utilizar fios, removendo por completo a utilização de cabos, fichas e outras formas de “ligar” fisicamente um dispositivo à rede eléctrica.

Nesse sentido, o CEO da Intel, Brian Krzanich, referiu na passada quinta-feira que o dispositivo que possibilita o carregamento sem fios estará no mercado até ao final do ano.

Este é um avanço significativo para o mercado dos smartphones, smartwatches e restantes “wearables” que estão a “invadir” a vida das pessoas. Assim, a Intel irá lançar no mercado uma base que permitirá depositar o smartphone ou outros “wearables” e estes irão carregar sem necessidade de ligar qualquer cabo.

Este produto captou muita atenção na última CES, em Janeiro passado e desde então que a empresa tem recebido inúmeros pedidos, por e-mail, pelas redes sociais, etc., de informação sobre a data de lançamento mundial.

Junto ao anúncio feito, na conferência MakerCon em Nova Iorque, o CEO não forneceu qualquer informação quanto ao preço mas reforçou que para as férias de Natal o produto estaria nas lojas.

Mas funcionam todos os dispositivos nesta base de carregamento?

Não, para utilizar esta tecnologia de carregamento por indução, os produtos têm de ser fabricados com um standard específico, que em breve será o futuro. Assim, podemos ver na CES que juntamente com esta base de carregamento wireless foram apresentados vários dispositivos capazes de carregar dentro do dispositivo.

Estes produtos vão desde os auscultadores que usamos na nossa actividade desportiva, relógios e outros dispositivos que são fruto de algumas parcerias com a Intel que as marcas irão começar a lançar para podermos utilizar este novo conceito de carregamento.

Este é um novo lado da Intel. A empresa, que sempre foi vista como um fabricante de processadores para PCs, está a expandir a sua oferta, isto porque o mercado está claramente a virar a sua orientação, são os smartphones e os dispositivos de “vestir”, os ditos wearables, que imperam e fazem rodar o mundo.

Esta nova aposta da Intel não é única, a empresa já perdeu milhões com outros produtos que não vingaram e este, embora seja uma aposta de futuro, é uma ideia semelhante ao Duracell Powermat, que permite aos utilizadores carregar os seus smartphones deixando-os apenas naquela superfície plana.

O conceito era parecido mas era necessário melhorar e um brainstorming com os funcionários da empresa levou a que num testemunho de uma funcionária que ao final do dia chegava a casa e depositava numa taça as suas jóias, surgisse a ideia de combinar uma base, tipo taça, que as pessoas pudessem lá colocar o seu relógio, ou telemóvel ou os auscultadores e estes carregassem as baterias sem ter de ligar qualquer fio.

Homepage: Intel  

Exit mobile version