Pplware

Luz, câmara… DJI OSMO Action – Primeiras impressões

A DJI anunciou no passado dia 15 de maio a sua nova câmara de ação, DJI OSMO Action. Esta apresenta-se no mercado como uma concorrente direta à GoPro HERO 7 Black. Por outro lado, a empresa conhecida pelos seus drones, traz ao mercado um dispositivo compacto para gravar imagens de ação com qualidade 4K (Ultra-HD) a 60 frames por segundo (fps). Será que vai conseguir bater a GoPro?

Como vamos ver numa primeira abordagem, esta câmara tem trunfos que podem fazer a diferença.


Luz, câmara… DJI OSMO Action

Há uma concorrência forte entre a GoPro e a DJI em vários níveis. Anteriormente os drones foram as peças a mexer num tabuleiro de xadrez, mas hoje parece ser algo mais. Assim, a DJI faz uma jogada de ataque a um segmento muito fértil, o das câmaras de ação.

Recebemos para analisar a DJI OSMO Action e, num primeiro impacto, notamos muitas similaridades com o seu concorrente. Contudo, esta foi mais além em muitos outros pontos e consegue isso tudo a um preço mais em conta.

 

Características:

 

Design & Construção

Estamos perante uma câmara equilibrada, com uma estrutura de aspeto robusto e dentro do que já conhecemos. Na verdade, este tipo de equipamentos ganhou um aspeto pela natureza da sua utilização.

As atividades desportivas e radicais querem uma câmara de tamanho pequeno, compacto. Além disso, com acesso rápido aos botões e que se torne leve, para acompanhar a ação para todo o lado.

Tem uma estrutura metálica revestida a borracha texturizada. As “portas” de acesso aos diversos compartimentos são estanques, mas não se destacam da estrutura, dando um aspeto muito bem integrado.

De referir que a DJI destacou ligeiramente os botões de ação, o que se está a revelar positivo. Isso ajuda (e muito) quando estamos a usar a câmara com luvas. Noutras câmaras é algo que não foi bem conseguido.

 

Vídeo

Conforme apresentado nas especificações, a OSMO Action oferece gravação em vídeo com resolução 4K a 60 fps e 1080p a 240 fps. Além disso, há também uma opção de gravação em modo em câmara lenta de 8x.

Numa utilização ainda em modo “primeiras impressões” a qualidade do vídeo está a impressionar positivamente. A DJI OSMO Action impressiona na maioria dos desafios, embora o seu trunfo (face à concorrência) seja definitivamente vlogging.

Traz algumas predefinições nativas que ajudam bastante, evitando termos de estar a editar. Por exemplo, notamos tons de pele e cores mais vibrantes no geral. Este é um ponto em que, por norma, há necessidade de se fazer uns ajustes.

As captações de imagem em 4K na OSMO Action contêm uma boa quantidade de detalhes e, com boa luz, podem ser cortadas no pós-processamento em cerca de 20-40% para conteúdo Full HD sem perder muito. A faixa dinâmica é justa, mas temos ainda de usar mais modo HDR.

No capítulo do desempenho de baixa luminosidade, esta apresenta, sem surpresas, imagem com grão e ausência de detalhes. Se precisar mesmo de filmar de noite, então o smartphone pode ser a melhor opção.

 

Usabilidade e facilidade de manipulação

De um ponto de vista ergonómico, o ecrã touch frontal também é incrivelmente útil para autorretratos, aquelas famosas selfies (ou vídeo). A lente wide permite assim enquadrar o rosto na imagem, mas sem que os elementos do fundo sejam ignorados. Notamos que é possível captar imagens com excelente qualidade nas dinâmicas forte brilho e sombra escuras.

 

Ecrãs e funcionalidades

Em primeiro lugar, temos um ecrã principal que é de toque. Isto é, podemos manipular as diversas opções com o toque do dedo. Vão notar um ecrã agradável e ágil. Além disso, a interface de toque da DJI, o Action OS, é tão abrangente quanto precisa ser. A inclusão de um botão de Seleção Rápida à direita da câmara também alterna entre os modos de disparo e gravação.

Quanto ao RockSteady, a estabilização eletrónica de imagem da DJI… vimos um pequeno exemplo e ficamos fãs. Mas queremos testar na prática o que a marca diz desafiar a gravidade. Conseguimos, em poucos disparos, imagens que parecem ter sido filmadas com um gimbal. Além disso, ainda haverá muito a explicar à cerca do RockSteady. Fica para a análise.

 

Aplicação DJI Mimo

Numa altura onde tudo requer uma app para funcionar, a OSMO Action também traz a sua aplicação DJI. Assim, com a app temos o controlo de todas as funcionalidades disponíveis na câmara. Na verdade, é como se tivéssemos um ecrã maior com as funções na ponta do dedo.

 

Em resumo…

Se com poucos dias de experiência ficámos muito curiosos e impressionados, seguramente virão mais surpresas. Em traços gerais temos uma câmara muito compacta, com bom aspeto e de construção robusta. Temos imagens onde a boa iluminação permite produzir imagens e vídeo de excelente qualidade e temos uma usabilidade fantástica.

Portanto, além destes pontos muito positivos, notamos que a máquina, a funcionar com o Bluetooth ligado ou com o Wi-Fi ligado, tem uma temperatura perto do febril. Poderá ser algo pensado e suportado em utilização constante. Temos de testar.

O Pplware agradece o apoio à iServices pela cedência da DJI OSMO Action para análise.

DJI OSMO Action


Exit mobile version