Assistimos actualmente a inovações bastante interessantes nos dispositivos portáteis. Desde netbooks a leitores de MP3, a tecnologia portátil sofre actualmente uma revolução. O Conceito de um leitor de documentos electrónicos como o Kindle, leva ao desenvolvimento de uma tecnologia ao serviço de um segmento de mercado bastante específico.
Um grupo de 4 designers, desenvolveram o conceito de um e-reader para pessoas invisuais que se prevê que use a tecnologia EAP. Esta inovação permite de uma forma dinâmica, mudar a superfície do ecrã do dispositivo por intermédio de impulsos gerados por um sinal electromagnético.
A carga electromagnética permite estimular polímeros presentes na superfície do ecrã de modo a ser esculpida no ecrã texto em braille. Não é ficção cientifica esta tecnologia já existe, apenas será preciso alguns requisitos para a implementar, tais como vontade e suporte financeiro.
Embora actualmente seja mais propriamente um conceito em forma de protótipo, que uma realidade não deixa de ser uma ideia inteligente e se bem aproveitada com mercado garantido.
Este e-reader, pode diminuir as diferenças entre a sociedade no seu geral e as pessoas que tiveram a infelicidade de não puderem usufruir de um bem que para nós é essencial, a visão.
É lamentável, que algumas destas ideias absolutamente brilhantes, por questões de viabilidade económica ou de outros interesses superiores, não passem do papel. Ficam os nossos votos que dispositivos como estes sejam uma realidade no futuro próximo.