O “inconseguimento” não existe na tecnologia actual, até porque não se conhecem bem as possibilidades a cada curva tecnológica dobrada ano após ano.
Prova disso são as novidades que nascem a cada dia. Vamos ver este exemplo, o Atmotube. Falamos de um dispositivo de verificação portátil que fornece dados de qualidade do ar em tempo real.
Já se falou tanto de poluição que parece não ter impacto, não parecer ser um problema real que afecta verdadeiramente as pessoas.
O ar que respiramos já não é de boa qualidade, isso diz-nos até a balança que temos em casa, mas já nem isso nos preocupa. Temos de mudar hábitos, temos de perceber porque ficamos mal dispostos, cansados e irritados.
A poluição do ar é uma das consequências mais evidentes do progresso e por estes dias o ar que respiramos já não é tão limpo como costumava ser, especialmente nas cidades. Felizmente, a tecnologia também permitiu que os designers e engenheiros criassem dispositivos que podem inspeccionar a qualidade do ar. Um desses dispositivos que mostramos hoje é fantástico, como irão ver.
Chama-se Atmotube e está actualmente em crowdfunding no Indiegogo, para ajudar os utilizadores a respirar um ar mais limpo.
Este dispositivo foi desenvolvido pela empresa de tecnologia NotAnotherOne, que apresenta um tubo portátil capaz de medir a qualidade do ar em tempo real. Foi concebido para perceber as alterações no ambiente e avaliar a poluição atmosférica através da detecção de compostos orgânicos voláteis e gases nocivos, como o monóxido de carbono.
Além disto, o Atmotube também irá dar mais informação, como a temperatura e humidade do ar. Tudo isto numa fantástica interface no ecrã do seu smartphone. Com a facilidade de um toque, as informações serão mostradas com muita qualidade e usabilidade.
Este projecto teve início ano passado e já leva vários protótipos. O actual é um tubo fino fabricado em titânio, com um peso de 40 gramas, incluindo toda a tecnologia que permite avaliar com precisão o ar envolvente.
O sistema de LEDs é usado para no próprio dispositivo indicar ao utilizador a qualidade do ar. Vermelho significa que o ar está “gravemente poluído”, o laranja significa “muito poluído”, o amarelo serve para indicar ar “poluído”, o verde é “moderado” e o azul significa “bom”.
O dispositivo também possui um botão que pode ser usado para verificar no local ou encontrar a fonte exacta da poluição. A outra extremidade do tubo inclui uma porta USB para carregar o dispositivo e um tipo de clip para levar o Atmotube nas chaves ou mesmo preso na mochila ou em qualquer lugar.