Com certeza que todos nós temos em casa um monitor ou até mesmo uma televisão antiga, que está lá em casa encostada a um canto, em que a sua principal função é ganhar pó, verdade?
E se pudesse transformar esse velho dispositivo num computador com características muito interessantes? Assim, num PC novo mesmo, que lhe parece?
A verdade é que lhe vai soar a uma excelente ideia e isso é possível sem grandes custos.
No início deste ano, a Google e a Asus, iniciaram o desenvolvimento do Chromebit, um computador equipado com o sistema operativo da Google, 16 GB de armazenamento interno, 2GB de memória RAM, com um peso de 75 gramas e, muito importante, com uma porta HDMI. Falámos dele em Março deste ano e não havia ainda uma data prevista.
Este é um dispositivo com muito maiores capacidades que um Chromecast. Permite a interacção com um rato, graças à sua porta USB, e permite usufruir do sistema operativo Chrome OS como se de um computador normal se tratasse… mas em formato (muito) compacto.
Quanto à sua disponibilidade, o Chromebit chega já hoje aos EUA, Austrália, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Japão, Nova Zelândia, Noruega, Espanha, Suécia, Taiwan e Reino Unido, por um valor que deverá rondar os 85 dólares.
Esta aposta da Google e Asus não colide de forma alguma com o mercado do Chromecast, mas pode deitar por terra outros dispositivos “PC-on-a-stick” ou mesmo o Raspberry Pi.