Pplware

ASUS Eee Pad Transformer – Primeiras Impressões

Depois de a Apple ter apresentado o iPad, no início de 2010, o mercado dos tablets sofreu uma autêntica reviravolta, e este segmento ganhou um novo fôlego. Desde então que os tablets passaram a ser vistos de outra forma, tanto por parte dos utilizadores, como por parte dos fabricantes, e actualmente existem já no mercado ofertas para todos os gostos, de todos os tamanhos e feitios, havendo alguns que se destacam com características muito interessantes.

Exemplo de um desses dispositivos é o ASUS Eee Pad Transformer, que foi já apresentado aqui no PPLWARE há cerca de 1 mês, e que se mostra como uma forte aposta da Asus no difícil mercado dos tablets, com características bastante interessantes e que o podem destacar de outros concorrentes.

Como prometido, irá ser feita uma análise a este tablet, mas antes disso deixo-vos o unboxing e as primeiras impressões, para que possam ter uma ideia do que esperar do tablet da ASUS.

Num momento como este, num mercado que está ao rubro, não é fácil lançar um tablet que cative os utilizadores e seja o escolhido perante toda a oferta existente. Mas isso não assusta a ASUS, e contando já com uma vasta experiência no fabrico e comercialização de computadores portáteis de grande qualidade, a empresa de Taiwan aposta num tablet com características que o destaca dos demais.

Como já devem saber, a característica que mais se destaca neste tablet é sem dúvida o seu teclado físico. Com este acessório, que poderá ser comprado com o tablet ou posteriormente, o Eee Pad Transformer transforma-se num misto de tablet e netbook, permitindo ao utilizador realizar tarefas que sem teclado físico seriam difíceis, como por exemplo a escrita de textos longos, ou a utilização do tablet confortavelmente em cima de uma mesa, como se de um computador portátil se tratasse.

Além de permitir ampliar as situações de utilização do tablet, o teclado físico apresenta ainda a vantagem de ter uma bateria incorporada, ampliando a autonomia do tablet de 8 para 14 horas de utilização.

Mas passando à frente, vamos espreitar o Eee Pad Transformer! Foi-nos cedido pela ASUS um exemplar para testarmos, e deixo-vos aqui as primeiras imagens deste tablet.

Como puderam ver no vídeo do unboxing do tablet e do teclado, as embalagens têm o seguinte conteúdo:

Note-se que o equipamento recebido já tinha sido usado, pelo que, além de marcas de uso tanto nos equipamentos como nas embalagens, o seu conteúdo poderá não corresponder exactamente ao original (por exemplo, na embalagem do teclado deveria existir também alguma documentação).

Mal tirei o tablet da sua embalagem, notei logo que era um equipamento bastante agradável, com um bom design e com aspecto resistente. Em relação ao seu peso, não me parece ser exageradamente pesado, a ponto de causar desconforto na sua utilização. Em relação às suas dimensões, com o seu ecrã de 10.1” tem o tamanho que me parece ser o ideal para dispositivos deste género, permitindo uma boa visualização dos conteúdos e uma utilização confortável.

Assim como o tablet, o teclado também tem um aspecto bastante robusto, resistente, aparentando ser capaz de resistir a um uso no exterior, apto a acompanhar o utilizador para onde quer que vá. Há, no entanto, um ponto negativo a apontar ao teclado. Tal como já tinha reparado aquando da sua apresentação, o teclado não apresenta o layout português. Embora se possa configurar para a escrita como se de um teclado português se tratasse, nota-se, bastante, a falta e troca de determinadas teclas, principalmente de pontuação. (Nota: Depois de me interrogar se os modelos à venda em Portugal teriam o layout português, fui verificar e confirma-se que existe o layout português, logo não será um ponto negativo do tablet).

Depois de restaurar o Eee Pad para as suas definições de fábrica, bastou inserir os dados da conta google para que automaticamente começassem a ser instaladas diversas aplicações que tinha no equipamento android que tinha usado anteriormente. O sistema operativo é o Android 3.1 Honeycomb, com as devidas alterações à interface feitas pela ASUS.

Galeria Fotográfica

anterior próxima

De uma maneira geral, este tablet parece-me bastante interessante, equilibrado, com bom hardware e com um bom preço. Este último ponto parece-me ser bastante importante, e talvez um dos mais fortes. Como já tinha sido anunciado aquando da sua apresentação, o Eee Pad Transformer está disponível no mercado Português por 399 €, sem teclado, e 499 € com teclado incluído. É um preço bastante competitivo, tendo em conta a restante oferta actualmente no mercado.

 

Artigos Relacionados:

 


Homepage: ASUS Eee Pad Transformer

Exit mobile version