Ao longo dos últimos meses, muitas têm sido as soluções de boxes de TV que temos dado a conhecer, inclusive, já tivemos a oportunidade de testar um destes exemplares e conhecer as suas reais capacidades.
Ainda assim, existem algumas dúvidas em relação à sua utilidade. Hoje é sobre isso mesmo que aqui vamos falar.
As boxes de TV, principalmente as boxes com sistema operativo Android integrado, têm ganho grande popularidade nos últimos tempos e a oferta cada vez maior é espelho disso mesmo.
A televisão em sinal aberto é muito limitada quanto aos conteúdos que oferece, os canais comummente referidos como canais por cabo, em muitos casos, estão limitados a uma só TV de casa e as Smart TVs, que são mais versáteis em termos de acesso a diferentes conteúdos, ainda se encontram a preços muito elevados para muitas pessoas. Assim, são as boxes de TV que vêm oferecer algo mais ao utilizador.
Mas mais em que sentido? Para que servem, afinal?
1 – Ver filmes e séries via streaming ou on-demand
Esta é a funcionalidade mais conhecida de uma box de TV. A popularidade de aplicações media-center como o Kodi ou Plex, são uma grande razão do sucesso destas boxes. Podem ainda servir para reprodução de streaming IPTV, utilização de serviços como o Netflix ou NOS N Play ou para utilização das aplicações de TV móvel dos nossos operadores, podendo assim assistir aos conteúdos numa TV extra.
2 – Acesso a conteúdo multimédia a partir de armazenamento local
Para quem tira muitas fotos, faz muitos vídeos e gosta de os recordar em família ou com os amigos, é possível, através de uma pen, disco externo, ou até mesmo um NAS que esteja presente na rede da casa, passar todo esse conteúdo para a TV. Da mesma forma, poderá assistir à sua biblioteca de filmes e séries ou música.
3 – Acesso a qualquer aplicação Android
É de um dispositivo com sistema operativo Android que estamos a falar, logo, o acesso à Play Store da Google e a todo o seu conteúdo está garantido. A limitação de acesso a determinada aplicação é a mesma de qualquer outro dispositivo equipado com Android.
4 – Jogar
Ao emparelhar por Bluetooth um controlo remoto ou um qualquer gamepad, poderá jogar qualquer tipo de jogo presente na PlayStore. Poderá ainda fazer GameStream de um jogo através da box, onde o jogo é processado no seu computador e, a partir da box, poderá ver e controlar todo o jogo.
5 – Transmitir o ecrã do smartphone para a TV box Android
Através da aplicação Miracast, ou outra semelhante, poderá ver na TV tudo aquilo que está a ser mostrado no smartphone, uma funcionalidade muito útil para mostrar um vídeo que tem no histórico do YouTube, uma fotografia, ou qualquer outro conteúdo.
Estas são apenas 5 das mais interessantes utilidades de uma TV box Android, mas existe muito mais para explorar, tendo como base o universo Android.
Como exemplo de uma box Android com boa relação entre qualidade e preço, deixamos ainda a sugestão da Beelink GT1 Mini. Esta box Android tem um design bastante compacto.
A versão do Android que a equipa é a 8.1 e o seu processador é também um dos melhores para este tipo de equipamentos, o Amlogic S912 octa-core, com 4 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno.
É importante referir ainda as interfaces de comunicação disponíveis, nomeadamente AV, DC Power Port, HDMI, Ethernet Gigabit (1000 Mbps), Wi-Fi ac e USB2.0/3.0.
Esta box está disponível no mercado por cerca de 73€. Poderá ainda ver muitas outras opções.