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As reparações envolvem risco, estarei protegido?

Actualmente o que mais vemos no mercado são empresas, lojas, serviços de reparações de dispositivos móveis. Os preços muitas vezes são de facto aliciantes para que qualquer pessoa, sem pensar duas vezes, entregue o dispositivo avariado não sabendo se o que receberá será o mesmo ou um outro qualquer, sem por vezes ter a certeza se o que está lá dentro (fotografias, documentos, mails e mensagens) é ou não “espreitado” por quem recebe o telefone ou tablet, por exemplo, que chegou para a reparação.

Além disso, será que se na reparação avariarem o dispositivo, a empresa se dispõe a pagar um novo? Fomos perguntar algumas destas questões.

O que acontece quando enviamos para uma loja um smartphone, ou tablet que deixamos cair e tem o vidro partido? Como não termos tempo de o formatar nem possibilidade muitas vezes de fazer cópias de segurança, quem garante a integridade e privacidade dos dados? Quem garante a reparação do que está danificado sem criar dano no restante hardware do equipamento?

São questões que colocamos ao nosso parceiro Miguel Ribeiro da iLoja e que deve saber quando envia o seu dispositivo para reparação.

 

Como cliente quero saber…

[pplware] – Nas reparações de iPad, quem me garante que os dados contidos no equipamento não serão perdidos? Têm alguma informação no vosso site sobre o assunto?

[MR] – Não garantimos os dados do cliente; não apagamos os dados; e nunca nos aconteceu perder dados; mas como todas as lojas de reparações de electrónica não garantimos isso. Sugerimos sempre que o cliente tenha cópias de segurança do seu lado, é a melhor forma de se prevenir. Actualmente com os sistemas cloud, as cópias fazem-se de forma automática, as pessoas apenas precisam de um pouco atenção ao que têm dentro do seu dispositivo.

[pplware] – Depois de recepcionado o meu iPad, para reparação, quem garante a privacidade dos dados existentes (fotos, documentos, áudio)? Existe alguma declaração de privacidade de dados exposta no documento ou no vosso site?

[MR] – A iLoja® não irá, em momento algum, vender ou partilhar informação privada contida nos equipamentos, garantimos confidencialidade interna. Essas e outras informações estão disponíveis nos Termos e condições no site.

[pplware] – Se na reparação de um componente, por acidente, o técnico danificar qualquer outro, a empresa responsabiliza-se pelo dano, mesmo que isso implique um equipamento novo? Têm isso descrito nalgum sítio do vosso site?

[MR] – O suporte está totalmente assegurado e os equipamentos quando chegam são avaliados de imediato. Na reparação são tomadas todas as diligências, dentro do cenário da reparação em causa ou de qualquer outra resultante. Tudo está assegurado pelos nossos serviços para que o cliente fique sempre, repito, sempre salvaguardado. A nossa taxa de sucesso das reparações é actualmente de 95%. As restantes situações são devolvidas ao cliente por vários motivos, entre eles o não aceitar o valor da reparação, por exemplo.

[pplware] – No caso de reparação e teste do equipamento, é solicitado algum código ao cliente, como o código de acesso (Apple ID, pin, etc..) ou têm forma de testar o equipamento sem ter necessidade de recorrer aos dados secretos do utilizador?

[MR] – Pedimos sempre o código PIN ao cliente para testar (solicitamos, contudo, que caso possam removam o código de acesso, tal como consta nos Termos e condições). Não pedimos Apple ID, nunca o utilizador o deve entregar e não é lícito fazê-lo. Caso o cliente não queira passar qualquer código de acesso ao equipamento ou não queira remover o mesmo, pois está no seu direito, o funcionamento do equipamento, depois de reparado, fica da responsabilidade do cliente. Há clientes que optam por isso e depois testam por conta própria. Também não há problema, caso algo não tenha ficado bem feito, o equipamento volta para ser reparado.

[pplware] – O material que colocam, numa reparação, tem garantia? Se sim, têm essa informação disponível no vosso site e passam essa informação ao cliente (documentado) quando se dirige às vossas instalações?

[MR] – Em todas as reparações garantimos 1 ano, excepto reparações da placa e baterias que damos 90 dias de garantia. Não e preciso a factura, ficam registados os números de série de cada equipamento no nosso sistema. Toda essa informação pode ser facilmente obtida nas nossas lojas e no site, assim como no acto de entrega dos equipamentos há alguns esclarecimentos que as nossas equipas fazem. Qualquer dúvida, os clientes no nosso serviço ou em qualquer outro, não devem deixar de questionar.

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