Pplware

5 Coisas que deve saber antes de comprar o Samsung Galaxy Note9

O Samsung Galaxy Note9 acaba de chegar às lojas nacionais e, para quem não fez a pré-reserva, este é o momento certo para começar a ponderar a sua compra.

O Note9 está no Pplware desde o dia do seu lançamento e hoje, antes de lhe trazermos a análise completa e pormenorizada, vamos dar-lhe a conhecer 5 coisas que deve saber antes de o comprar com base na minha experiência até ao momento.


1 – O Note9 já está disponível nas lojas em Portugal

O Note9 chegou hoje, de forma oficial, às lojas nacionais e está disponível nas cores Azul Oceado com S Pen amarela e Preto Meia-noite com S Pen preta.

O modelo de 128 GB de armazenamento está disponível por 1029,90 € e o modelo de 512 GB está disponível por 1279,90 €.


2 – A S Pen está ainda mais útil

Além da qualidade e precisão de escrita, das funcionalidades que já tinha dedicadas, agora a S Pen permite executar algumas ações à distância. Neste caso temos uma caneta que funciona como controlo remoto.

Com a S Pen como controlo remoto é então possível agora abrir uma aplicação à escolha com um clique longo e controlar com um ou dois cliques as seguintes ações:


3 – A Bixbi continua a falar em Inglês, chinês e coreano

Temos uma assistente virtual que, apesar de já ser muito mais responsiva, continua a não ser possível comunicar com ela em Português.

Outra questão relacionada com a Bixby prende-se com o seu botão dedicado, posicionado abaixo do botão de volume, que nesta versão de testes não tem opção para desligar o que tem sido um incómodo, visto que é muito semelhante ao botão power… problema que já conhecemos dos modelos anteriores.

Esperemos que a próxima atualização venha trazer novamente a opção para o desligar, uma vez que o botão é completamente dispensável já que se pode chamar a Bixby através de comandos de voz.


4 – A bateria carrega rápido e tem uma autonomia adequada

O Note9 tem uma bateria de 4000 mAh com tecnologia de carregamento rápido que carrega na sua totalidade em 110 minutos, um tempo muito bom para uma bateria com esta capacidade. Em 30 minutos carrega 35%. O carregador fornecido pela marca carrega no máximo a 15W (9V=1,67A), uma informação também útil ao utilizador.

Em termos de autonomia, é provável que este modelo de teste ainda não esteja otimizado o suficiente, tendo o “Sistema Android” a consumir recursos de forma algo exagerada.

Durante um dia, em que houve uma utilização da câmara fotográfica de forma mais intensiva, o Note9 não aguentou as 16 horas desejadas, tendo-se aguentado apenas 7/8 horas. No entanto, nos restantes dias de utilização, mais moderada, foi capaz de aguentar os dias inteiros.

Já corremos o habitual teste da PC Mark à bateria e com uma utilização intensiva dos 80% aos 20%, conseguiu uma autonomia de 9h42. Como termo de comparação, o S9+ atingiu 8h10, sendo que a sua bateria é de 3500 mAh.


5 – Um excelente desempenho… e faz coisas que mais nenhum faz

O Note9 chega ao mercado europeu com o processador Exynos 9810 e o modelo em análise é o de 6 GB de RAM, o mesmo que equipa o Galaxy S9+, e em termos de desempenho real não existem grandes diferenças. Tal como já escrevemos, este Note9 nem é o melhor ao nível de resultados de benchmarck, como é habitual nos smartphones de topo acabados de lançar. O Note9, por exemplo no AnTuTu, conseguiu 239090 pontos, um resultado até ligeiramente abaixo daquilo que o S9+ havia conseguido há 6 meses.

Mas algo que também sabemos é que o desempenho não se mede só pelos pontos nos testes de benchmark e uma coisa é certa. Nenhum smartphone é capaz de fazer tudo o que o Note9 faz.

Além de ser muito fluído na execução de tarefas, sem bloqueios, o Note9 vem dotado com uma caneta virtual tornando-o mais produtivo, e a sua ligação à DeX é agora mais interessante, já que serve como touchpad do computador e ainda continua a aceitar o controlo à distância da S Pen.

Outra particularidade é o facto de vir equipado com um sistema de refrigeração que permite que mantenha os seus componentes a uma temperatura mais estável durante atividades mais exigentes ao nível de processamento e isso já foi também comprovado. Depois na análise serão detalhados alguns valores a este nível. No entanto, esse calor gerado tem que ser dissipado e são as mãos do utilizador é que sofrem, principalmente pela lateral metálica do smartphone que aquece a níveis exagerados.


É evidente que também já tirei bastantes fotografias, já fiz alguns vídeos e até já o comparei com alguns gigantes do mundo dos smartphones, mas neste aspeto, creio que não haja grandes novidades a destacar nesta fase. O Note9 tem uma das melhores e mais avançadas câmaras fotográficas e será apenas na análise que irei apresentar vários exemplos e tecer algumas considerações.

O mesmo se aplica à qualidade fenomenal do ecrã e à sua área de trabalho e à própria qualidade de som (com reprodução em sterero e com jack de áudio de 3,5mm).

Até lá, estes 5 aspetos que deve conhecer já relativos ao Note9. Alguma pormenor mais específico que queira ver explicado na análise, é só indicar nos comentários.

Exit mobile version