Pplware

Análise Panasonic Lumix DMC FZ 150

Um mundo de possibilidades numa máquina fotográfica!

Após termos deixado aqui o Unboxing da Panasonic Lumix FZ 150, e de algum tempo a testar as potencialidades e características desta fantástica Lumix, apresento hoje a minha análise a esta poderosa máquina fotográfica digital da reconhecida marca Panasonic, de forma a que fique a conhecer tudo aquilo que ela é capaz de fazer e de proporcionar a alguém que deseje tirar fotografias com boa resolução e imagem.

Pessoalmente gosto muito de fotografia, e penso que todos gostamos de ver boas imagens captadas por boas máquinas. Sempre quis saber mais sobre esta arte e, uma das características que esta Panasonic Lumix FZ 150 me captou logo a atenção desde o início é que me deixou muito confortável e quase me senti na pele de uma verdadeira profissional, uma vez que é muito simples aprender e explorar as funcionalidades da máquina e captar uma boa imagem apenas com um click.

Este fim de semana levei-a a uma comunhão e fiquei bastante satisfeita com o resultado obtido na qualidade das fotografias tiradas, e também pude constatar que essa mesma qualidade se revelou superior a outras máquinas mais ‘pesadas’ e apetrechadas, enquanto que esta Lumix FZ150 é um equipamento leve, compacto e elegante.

1ª Parte – Introdução
2ª parte – Imagem e Vídeo
3ª Parte: Conclusão
1ª Parte
Principais Características:

A máquina fotográfica vem acompanhada dos seguintes acessórios:

anterior próxima
Primeiras Impressões

Nunca tinha analisado uma máquina fotográfica e apesar de gostar muito de fotografia, lidava mais com as máquinas fotográficas compactas, aquelas que ‘toda a gente tem’. No entanto com a Lumix tudo parece simples e a verdade é que, depois de se experimentar uma máquina deste calibre, todas as outras parecem (são!) muito básicas. A minha primeira impressão quando vi a máquina foi de espanto, no sentido em que esperava uma maquina maior, como as que se vêem nas mãos dos turistas, mas a Lumix é bastante compacta, incrivelmente leve tendo em consideração o potencial e com um formato onde as nossas mãos se adaptam muito bem, e cujos botões para as funcionalidades se encontram bem posicionados de forma a oferecer um maior conforto e confiança na hora de fotografar. Outro ponto a favor, e que para mim é uma grande vantagem, é que se trata de uma máquina que facilmente se coloca numa mala, mochila ou outro compartimento.

Caracterização da Lumix FZ 150

Esta máquina da Panasonic apresenta-se numa cor preta, com um peso bastante leve, pesando apenas 512 gramas [com cartão de memória e bateria], ao contrário da Nikon D3000 que pesa umas generosos 800gr. A máquina adapta-se bem à nossa mão e tem um leque variadíssimo de funcionalidades e botões que, à primeira vista podem parecer confusos mas, após algum tempo a explorar a máquina são de fácil compreensão e de trabalhar. Uma característica que ‘salta’ de imediato à vista é a fantástica grande angular Leica DC VARIO-ELMARIT de 25mm de alta qualidade, com um zoom óptico de 24x (equivalente a uma câmara de 35mm: 25-600mm) que, definitivamente, faz toda a diferença nesta máquina comparativa a outras, como a Nikon D3000, com a qual irei comparar algumas características, mais à frente.

Vamos agora saber quais são as funcionalidades dos componentes da Lumix FZ 150.

1 – Lente

2 – Temporizador

3 –  Flash

4 – Botão de abertura do Flash

5 – Ajuste de dióptrica

6 – Visor

7 – Botão EVC/LCD

8 – Botão AF/AE Lock [Auto-Exposure/Auto-Focus]

9 – Disco traseiro

10 – Botão de reprodução

11 – Botão de Menu/Set

12 – Botões de cursor [Exposição/Enquadramento/Flash| Temporizador | ISO |Botão de funções]

13 – Botão de eliminação [Q. Menu]

14 –  Display

15 – Monitor LCD

16 – Microfone Stereo

17 – Nivelador de Zoom

18 – Obturador

19 – Vídeo

20 – Botão para Fotografia em série

21 – Luz de Energia

22 – Botão Ligar/Desligar

23 – Seleccionador de Modo

24 – Hot Shoe

25 – Colunas [não é aconselhável cobrir este espaço com os dedos]

26 – Suporte para fita

27 – Entrada para Microfone/Remote

28 – Entrada HDMI

29 – Entrada AV OUT/Digital

30 – Focos

31 – Seleccionador de Foco

32 – Nivelador de Zoom lateral

33 – Cano da Lente

34 – Suporte para tripé

35 – Botão de Abertura

36 – Espaço para Bateria e Cartão de Memória

37 – Acopolador DC

Menu

A Lumix FZ 150 oferece uma enorme variedade de escolhas ao utilizador a partir do menu. Aqui pode encontrar todas as opções necessárias para escolher as definições que mais lhe agradem. Desde o temporizador, o tamanho da foto, qualidade, formato, zoom digital, efeitos, entre outros. Pode também aqui configurar a sua máquina ao nível da hora, idioma, etc. Ao início pode parecer um pouco confuso e, para quem não está habituado pode parecer ‘muita coisa’, mas depois de começar a explorar e ao fim de alguns dias a fotografar, tudo parece natural, e acedemos às opções que desejamos com bastante facilidade.

 

A Lente Leica

A lente que se encontra na Lumix FZ 150 da Panasonic é uma grande angular Leica DC VARIO-ELMARIT de 25mm de alta qualidade, com um zoom óptico de 24x (equivalente a uma câmara de 35mm: 25-600mm), mas não é uma lente LEICA ‘original’, pois se fosse, esta câmara fotográfica teria que custar entre 2.000 a 5.000€, e o seu preço encontra-se na média dos 456€. A Panasonic e a Leica trabalham em conjunto, o que permite que as lentes tenham a qualidade da leica mas não sejam as leicas que ouvimos falar, isto é, estão abragidos todos os termos de qualidade para que as lentes da Panasonic tenham direito a ter ‘LEICA’ no nome. E só por isso é uma questão de segurança e confiança para quem compra.

A lente incorporada conta ainda com um fantástico zoom de 24x que pode ser utilizado tanto em fotografia como em gravação de vídeo, e em ambos tem resultados positivos como poderemos verificar já de seguida. Graças à tecnologia de Resolução Inteligente, o Zoom inteligente de 32x também está disponível. Além disso, a nova alavanca lateral permite ainda que o utilizador concentre sua mão direita sobre um botão do obturador e ajuda a suavizar o zoom. A lente da DMC-FZ150 também apresenta a tecnologia Nano de revestimento de superfície que minimiza os fantasmas e desfoques.

2ª Parte
Fotografia: Categorias

A lente Leica é o ponto forte da Lumix FZ 150 e, como já referi, é o que faz toda a diferença na qualidade de captação e resolução das fotografias obtidas, quando comparadas a outras máquinas do mercado. Ao tirar as fotos, fiquei com uma sensação de confiança do trabalho que estava a realizar pois, ao atingirmos o objecto/cenário que queremos fotografar, rapidamente a lente foca e obtém uma imagem limpa, nítida e onde as distorções e ‘ruídos’ de imagem são praticamente raros.

A Lumix está equipada com um sensor recentemente desenvolvido, designado MOS de 12,1 megapixels e melhorado em 4.7db em ISO1600, comparativamente ao modelo anterior a Lumix FZ 100, e que permite fotografar imagens de até ISO3200, ou seja, com mais luminosidade ‘artificial’, a uma resolução máxima.

Além disso, o recurso de processamneto de imagem, Venus Engine vem equipado com um sistema de multi-processo de redução de ruído para a renderização da imagem em alta qualidade. Esta funcionalidade aplica melhor redução de ruído aquando da existência de brilho das áreas, o que é perceptível em imagens captadas em ambientes de pouca luz.

A nível de fotografia, a Panasonic Lumix FZ 150 permite fotografar em vários modos diferentes:

1 – Auto-Inteligente

Auto Inteligente é o modo onde o utilizador pode começar a tirar as suas fotografias caso não seja muito experiente, uma vez que a máquina ‘absorve’ a informação da imagem a ser captada, como luminosidade, cores, formato, etc, e capta a imagem da forma mais correcta. O resultado é uma fotografia com excelente qualidade.

2 – Criativo

Dentro deste modo existem oito sub-categorias:

 

Este é um modo que promove a criatividade e acuidade artística de cada fotógrafo, uma vez que insere uma vasta gama de efeitos às fotografias pretendidas.

3 – Retrato

 

O modo retrato, indicado para fotografar rostos disponibiliza efeitos para normal, Exterior, Interior, e também Pele Suave. As diferenças de cada efeito são percebidas essencialmente ao nível da luminosidade, cor e resolução de cada uma. No efeito ‘pele suave’, a câmara irá obter uma imagem onde a pele do rosto fica mais suave.

4 – Cenário

O modo cenário é o mais indicado para paisagens, essencialmente distantes. Neste modo pode encontrar o efeito para Arquitectura onde a imagem será mais clara do que deseja fotografar; e no modo natureza as fotografias ficarão com uma resolução mais natural, sem exageros. Nas fotos de exemplo acima mostradas, podemos ver que, no efeito Arquitectura as árvores ficaram com uma cor mais acentuada e onde os detalhes sobressaem e o céu fica com um azul mais claro, comparativamente ao efeito Natureza.

5 – Desporto

O modo desporto deverá ser seleccionado quando o tema a fotografar incluir movimento. Neste modo existem o efeito para uma fotografia normal, uma fotografia tirada no Exterior e fotografia tirada no Interior. No primeiro exemplo não é muito relevante a diferença, uma vez que a imagem não se encontra em movimento. Por sua vez, num segundo exemplo, a foto de desporto em ambientes abertos é a que obtém melhores resultados. Já a obtida no interior é conseguida uma foto nítida com alguma dificuldade.

6 – Grande Plano

 

Caso deseje captar em pormenor uma determinada imagem, o modo de Grande Plano é o ideal e, arrisco-me a dizer, que talvez seja o mais utilizado em fotografia. Aqui pode encontrar um efeito específico para objectos, para flores e para comida. A qualidade das imagens obtidas é absolutamente extraordinária e para quem como eu não está habituada a este mundo, só apetece estar a tirar mais e mais fotografias!

7 – Nocturno

O modo nocturno é activado para quando as suas fotografias forem captadas à noite. Neste modo a qualidade obtida é, verdadeiramente impressionante. No modo cenário, locais com alguma iluminação conseguem ser captados com bastante facilidade e o resultado é extraordinário, quando comparado a outras marcas, como vamos ver mais à frente. No modo iluminação conseguem-se imagens muito elegantes e, quem se dedicar por algum tempo, decerto captará fotos profissionais sem muita dificuldade. No modo retrato, o fotógrafo pode dar asas à sua imaginação e captar com uma resolução e qualidade perfeitas todos os objectos do seu interesse, assim como utilizar o Zoom com confiança.

Para além destes modos, existem outros que são:

8 – Modo de Cenário: A máquina disponibiliza efeitos para vários cenários como Panorâmico, Festa, Luz das Velas, Bebé, Animal de Estimação, Pôr do Sol, Alta Sensibilidade, Flash modo contínuo, Céu estrelado, Fogo de artifício, Praia, Neve, Foto Aérea, Moldura, Filme de alta velocidade e 3D.

9 – Modo Personalizado: As suas fotografias são captadas consoante as definições que, previamente, definir.

10 – Modo de Vídeo: Onde pode gravar os seus vídeos e configurá-los à sua vontade.

11 – Modo Exposição Manual: As fotografias são ajustadas através do valor de abertura e a velocidade do obturador.

12 – Modo Prioridade AE do Obturador: O valor de abertura será determinado pela velocidade do obturador.

13 – Modo Prioridade AE do Valor da Abertura: A velocidade do obturador sera determinada pelo valor de abertura.

14 – Modo de Programa AE: O conteúdo será fotografado segundo as definições do fotógrafo.

A nível mais técnico, entende-se que a Velocidade é o tempo que o obturador está aberto, ou seja, é o tempo em que a luz está a entrar. Por sua vez, a Abertura diz respeito à quantidade de luz que entra pela Objectiva. Assim é importante que ambos estejam em sintonia e com valores equilibrados para que o resultado da imagem seja satisfatório e com qualidade.

Fotografia: Captação, Resolução e Zoom

A qualidade de imagem desta Lumix é algo fenomenal. Não só a nitidez fica bem presente, como é notável a ‘mão’ do sensor MOS ao eliminar os ruídos e a colocar o máximo de homogeneidade na fotografia. A fotografia conseguida na Lumix é bastante agradável de se ver, com tons fortes nas cores, suavizados na presença de claridade, acentuando todo o detalhe encontrado e contando com um fabuloso zoom que mais nenhuma, ou muito poucas da sua ‘classe’, conseguem.

 

A qualidade das imagens obtida é, algo excepcional, uma vez que a combinação do sensor MOS de 12,1 megapíxeis e o Venus Engine garante um alto rendimento em termos de sensibilidade e velocidade. Com bastante facilidade o utilizador consegue uma imagem perfeita, e a Leica, notando-se na delicadeza dos detalhes, na vida das cores, no brilho natural de cada imagem, e na nitidez com que cada fotografia é conseguida. Penso que as imagens falam por si e, claro que uma máquina leve ajuda bastante no conforto de fotografar. A lente irá de encontro ao objecto que deseja fotografar, e capta-o automaticamente, o que promove a confiança de cada utilizador, essencialmente os que se querem dedicar pela primeira vez a este mundo.

O novo sensor MOS que equipa a Lumix FZ 150 é um verdadeiro maestro de fotografia, uma vez que consegue disparos consecutivos a uma velocidade que pode chegar aos 12 fps em resolução plena com obturador mecânico, e a 5.5 fps com AutoFocus contínuo. Se o fotógrafo optar pelo obturador electrónico, consegue disparos com mais velocidade

A Lumix FZ 150 conta também com uma nova funcionalidade de múltiplos processos para redução de barulho, o que favorece o brilho da imagem captada. Assim, em locais escuros ou com pouca iluminação, as fotografias ficam bem mais claras.

Foram várias as características desta máquina que me fascinaram, e uma dela foi o fantástico ZOOM conseguido!

 

O Zoom da Lumix FZ 150 é fenomenal… Todas aquelas fotos bonitas que vemos na Internet, são agora possíveis sendo você o fotógrafo. Fiquei impressionada não só pela qualidade, mas sobretudo pela facilidade de aprendizagem e de captação. Esta máquina é muito intuitiva e quase que ‘compreende’ o que queremos fazer com determinada imagem.

O Zoom de 24x, pode ser aumentado até um equivalente de 32x devido à função de zoom inteligente. Devido à tecnologia Intelligent resolution, esta Lumix mantém a qualidade de imagem mesmo quando o zoom escolhido é o digital. Segundo a Panasonic, esta máquina é ideal para captar objectos distantes, uma vez que a lente ultra grande angular de 25mm capta um ângulo de aproximadamente 196% de visão mais amplo que em comparação com uma câmara standart de 35mm. Sobre o Zoom desta máquina só tenho a dizer bem, e as fotografias são também bastante convincentes. O Zoom em ambientes nocturnos é igualmente fantástico, não se notando diferenças significativas com Zoom em ambientes iluminados. Deixo aqui alguns exemplos captados com

ZOOM NOCTURNO:

Captadas num ambiente nocturno, o Zoom não perde a sua qualidade, muito pelo contrário, uma vez que eu, sendo amadora e tirando estas fotografias sem tripé penso que um profissional com todos os acessórios consegue decerto fotografias de fazer inveja.

 

A nível de performance, a velocidade do Zoom é bastante satisfatória, e o utilizador também consegue controlar, com naturalidade, a velocidade e valor do zoom pretendido. Mais à frente no vídeo vão poder ver essa funcionalidade. Assim que se atinja o zoom máximo, a Lente LEICA faz o seu trabalho com rapidez e naturalidade, captando com nitidez o que é pretendido. Pede-se é a atenção do fotógrafo para que capte a imagem no modo de fotografar mais indicado, para assim obter a melhor imagem possível. Se pretende tirar fotografias com grande qualidade e onde possa usufruir ao máximo do zoom oferecido, na minha opinião esta Lumix FZ 150 da Panasonic é a escolha ideal.

Mas para vos mostrar a capacidade deste Zoom, deixo-vos aqui três fotografias. A primeira é a modelo, retirada em modo Grande Plano – Objecto e de forma a abranger todo o objecto. A segunda foi com a lente próxima ao objecto de forma a captar, da melhor forma possível, o pormenor do mesmo. E a terceira foi afastada e utilizando o zoom no máximo de forma a mostrar a capacidade desde captar o detalhe, resolução e nitidez do objecto.

Normal: Grande Plano – Objecto

Lente próxima do Objecto

Afastada – Zoom no Máximo

As cores em Zoom aparecem muito mais claras, assim como todo o detalhe da imagem é mais nítido e suave.

Ainda assim, com o zoom digital, o utilizador consegue mais que 24x de zoom, chegando mesmo aos 127x, no entanto a qualidade fica bastante fraca e só aconselho que seja utilizado para se visualizar e captar cenários e objectos que não são percebíveis, e não para fotografar uma imagem fantástica. Podem verificar o alcance do zoom digital, bem como a perda de qualidade nas seguintes fotografias:

 

Para activarem o Zoom digital, basta acederem à opção Menu/Settings –> Gravar –> Zoom Digital –> On.

Uma das curiosidades desta Lumix é a possibilidade de tirar fotografias em 3D. Para isso basta seleccionar o modo SCN, e escolher 3D. o ecrã irá indicar que o utilizador necessita de movimentar a câmera 10 centímetros de direita para a esquerda enquanto clica no obturador, e está tirada a fotografia. A fotografia fica em formato .MOP, e terá que ser visualizada em TVs ou ecrãs que leiam 3D. No entanto, após muitas fotografias ter tirado só ao final de algum tempo é que percebi que tinha que ser nesses ecrãs. Como não tive possibilidade, e depois nem tempo, não consegui infelizmente, tirar uma fotografia 3D para colocar aqui.

Gravação de vídeo

A Lumix FZ 150 da Panasonic não só é uma excelente máquina fotográfica como consegue óptimas gravações de vídeo. Preparada para gravar em modo full-HD 1920 x 1080 e num surpreendente 60p (NTSC) / 50p (PAL) com 28 Mbps. Transmitindo cerca de duas vezes mais a informação de 60i (NTSC) / 50i (PAL), esta Lumix ainda apresenta uma alta qualidade de som de Dolby ® Digital Stereo Creator, e sistema de eliminação de ruído de zoom. A Lumix permite que se grave em AVCHD, melhor para HDTV, ou em formato MP4, ideal para a visualização em PC.

O vídeo de alta velocidade de QVGA a 220 fps de tamanho, ainda é capaz de captar movimento de um determinado alvo, uma funcionalidade fantástica aliada à rapidez e precisão da velocidade do AutoFocus de, aproximadamente 0,1 segundos.

Outro dos pontos positivos é, sem dúvida, a gravação de vídeo. A qualidade é superior àquela que eu esperava, fiquei bastante satisfeita com o resultado obtido, uma vez que a Lumix FZ 150 consegue captar com nitidez e suavidade os pormenores quer a nível de imagem, quer a nível de som. Como podemos ver no vídeo acima, as cores estão bem vivas e detalhadas, conseguindo-se fazer bem a percepção dos movimentos, sombras, claridade, sons, etc. Uma das características que, mais uma vez, me deixou surpreendida foi a qualidade e capacidade de Zoom. Como podemos ver lente capta com todo o detalhe o que é ampliado, conseguindo receber informações de objectos que estão a uma distância bastante considerável.

Vejam aqui outro vídeo onde a qualidade e capacidade do Zoom é testada em mais profundidade:

Não só a lente LEICA é fantástica como a capacidade de 24x de zoom é surpreendente uma vez que tem um alcance incrível, conseguindo atingir objectos e cenários que o utilizador deseje e que se encontrem bastante distantes e a LEICA faz o seu trabalho ao delinear a nitidez de todo o pormenor e detalhe da objecto alcançado, assim como a também a eliminar possíveis ruídos de imagem que possam surgir. Infelizmente não possuo tripé, e o resultado foi uma imagem um pouco tremida, pois com o tripé o resultado seria ainda mais espectacular.

Vídeo de captação do Movimento:

Relativamente ao movimento, a Lumix FZ 150 é também uma boa aposta, conseguindo obter uma boa qualidade, resolução e nitidez quando a imagem gravada se encontra em modo dinâmico, isto é, em movimento. A imagem perde um pouco de qualidade, mais não muito significativa, quando o objecto se encontra mais distante e terá que ser utilizado o zoom. Ainda assim, no geral, a qualidade é impecável.

A qualidade que a máquina disponibiliza, em consonância com a precisão do zoom, permite que o mais amador dos fotógrafos, consigam concentrar-se nas suas filmagens, sem se preocuparem em primeira instância com a estabilidade da câmara, e esse é um dos aspectos fantásticos nesta Lumix onde se percepciona a empatia que a marca tem pelo seu público.

Comparação Panasonic Lumix FZ 150 vs Nikon D3000

Decidi realizar uma comparação entre duas máquinas de marcas com um respeito elevado no mercado da fotografia, no entanto a Lumix apresenta um maior número de pixeis [12.1 mp] enquanto que a Nikon apresenta 10.2 e um preço mais elevado, a Panasonic Lumix tem um preço médio de 456€, enquanto que a Nikon custa 596€.

 

Nesta primeira comparação, podemos ver que ambas as máquinas têm boa qualidade, mas denoto imagens de cenário mais claras por parte da Nikon e um pouco mais escuras caso sejam fotografadas mais de perto. Pessoalmente prefiro a Lumix FZ 150, uma vez que me parece ter uma nitidez mais acentuada. Por ser também ‘amadora’ notei que me sinto mais confortável com uma máquina mais leve e que conta com a vantagem de um lcd flexivel, uma vez que posso, por exemplo, fotografar imagens altas/baixas e visualizar pelo LCD, ao contrário de máquinas como a Nikon que têm LCD fixo e se torna mais custoso.

 

Já elogiei bastante a qualidade da Lumix, e não encontrei essa mesma qualidade na Nikon no modo nocturno. No entanto, deixo aqui uma possibilidade de as imagens poderem melhorar com um tripé. Mas um ponto da Lumix a favor da Nikon é que, para não profissionais sem tripé, o resultado é muito superior e a nitidez é notável.

 

O Zoom da Nikon é também de excelente performance, no entanto é notória, mais uma vez a presença do sensor MOS na Lumix, ao retirar o ruído das imagens. A nivel de focagem automática, a Nikon também a faz de forma excelente, no entanto devido à leveza e rapidez da Lumix, é mais simples qualquer pessoa ter uma fantástica foto em segundos, sem ter a noção que está a pegar numa ‘máquina de profissional’, devido ao peso excessivo.

 

Em ambientes menos iluminados, a Lumix apresenta uma tonalidade mais clara que a Nikon, tornando uma imagem mais agradável de se ver. No entanto, é de referir que, apesar da claridade a imagem não perde a capacidade de captação de detalhe nem nitidez. Saliento mais uma vez que são fotografias captadas sem tripé, e há sempre algum tremor leve que, mesmo assim, a máquina ‘encobre’.

 

Como nos pediram no artigo do Unboxing, aqui fica um exemplo da focagem de primeiro para segundo plano. As diferenças acabam por não ser muito significativas, no entanto a Lumiz apresenta um tom mais claro, e pormenores mais nítidos como as cores, as formas e as sombras. Para conseguir focar um determinado local da imagem e deixar outros desfocados é muito simples. Basta clicar no botão que diz FOCUS, e seguidamente irá aparecer uma grelha com um quadrado no centro da imagem, indicando que é esse o espaço a ser focado. Pode depois com a ajuda dos botões direccionais, mover esse quadrado para onde desejar, para assim indicar que espaço da imagem deseja ver focado e por fim.. click!

 

Depois de tirar uma fotografia normal com a Lumix FZ 150 e depois com a Nikon D3000, decidi editá-la e ver qual o nível de qualidade e pormenor que obtinha. Neste aspecto a Lumiz fica a perder uma vez que a imagem fica mais ‘amaciada’ e menos nítida, comparativamente à Nikon. No entanto, ainda assim não deixa de ser um resultado satisfatório.

Qualidade Sensibilidade ISO

A sensibilidade ISO diz respeito à luz ‘artificial’ que a máquina tem que colocar na imagem para clarear ambientes pouco iluminados, e dar equilíbrio à fotografia. Assim, quando mais ISO mais claridade, e a imagem irá ficar mais escura quanto menos ISO for necessário. No entanto, uma desvantagem desta funcionalidade é que, à medida que o ISO for aumentando, a qualidade da imagem vai diminuindo.

 

Naturalmente que a imagem vai perdendo um pouco a nitidez e o brilho natural à medida que o ISO é aumentado, no entanto, ainda assim a Lumix FZ 150 não apresenta uma perca significativa de qualidade quando se trata de um ISO100 para um ISO1600. Já no ISO 3200 nota-se mais a imagem mais ‘artificial’ e a presença de ‘grão’ nos detalhes da imagem. O fotógrafo pode também utilizar os modos ISO Automático e ISO Inteligente. A diferença é que o primeiro define os seus parâmetros pelas regras ‘gerais’, enquanto que o segundo, também permite detectar movimento e moldar a imagem a essa característica externa.

3ª Parte
Bateria e Armazenamento

Não vindo de origem equipada com cartão de memória, esta Lumix FZ 150, inclui 70 MB de memória interna que é suficiente para armazenar cerca de 15 imagens de 12 mp ou 1:49 de vídeo com uma qualidade VGA. Assim sendo, e decerto necessitará de colocar um cartão para aproveitar ao máximo a câmara [e o vício que ela provoca em disparar fotografias], e com um cartão de 2GB poderá armazenar cerca de 380 fotografias com 12 mp, ou gravar 8 minutos de vídeo em Full HD de 60p. A Panasonic recomenda o uso de cartões de classe 4 ou superior e esta FZ 150 pode albergar cartões SD de 2GB, SDHC de 4 a 32 GB e SDXC de 48 a 64GB.

A Lumix FZ 150 traz uma bateria de lítio com 7,2 volts e 895 mAh, com um carregador compacto e de cabo dobrável, excelente para colocar em bolsas, malas, etc. A capacidade da bateria permite que captar até 410 fotografias, e gravar até 205 minutos de vídeo, graças aos padrões CIPA [Camera & Imaging Products Association]. O tempo de reprodução pode ir até aos 330 minutos.

A nível de tempo de carga, não penso que demore muito, acho que está no tempo médio normal, cerca de 2:30h [155 minutos], e não notei aquecimentos nem de carregador nem de bateria.

Todos os acessórios adicionais , compatíveis com esta Lumix FZ 150 podem ser encontrados aqui 

Considerações Finais

Após estas quase três semanas a analisar de forma exaustiva a Lumix DMC FZ 150 da Panasonic, o resultado é muito positivo. É uma máquina fantástica, com funcionalidades incríveis, e não deixa o utilizador com a sensação de que ‘ele não pertence ao mundo da fotografia’. Muito pelo contrário, atrevo-me a dizer que a Lumix foi pensada para inserir todos neste mundo, pois é tão simples se utilizar e ao mesmo tempo tão profissional, que qualquer pessoa consegue resultados incríveis. O fantástico sensor MOS aliado ao Zoom 24x são a combinação perfeita que conseguem imagens bonitas, nítidas e com o selo de qualidade inconfundível da Leica.

O Preço desta máquina está na média em 450€, o que, na minha perspectiva, não está caro para uma máquina como esta, como toda esta qualidade.

É uma excelente aposta para quem se quer iniciar no mundo da fotografia, quem quer conhecer as suas capacidades e qualidades na imagem, pois estou certa que vai conseguir bons resultados. Para os já profissionais, é uma óptima escolha para as vezes que têm que andar carregados com as vossas máquinas durante o dia que não estão a fazer trabalhos mais profissionais, mas se querem uma máquina que faça bons trabalhos, fácil e leve de transporte, e que esteja sempre pronta para disparar.. a Lumix FZ 150 é a melhor opção a meu ver

Fiquei bastante contente de ter tido esta oportunidade de análise. Já gostava de fotografia, mas esta máquina faz despertar um vício ainda maior!

Prós
Contras

Deixo aqui o meu agradecimento aos fotógrafos que me ajudaram a perceber determinados conceitos e técnicas de fotografia para esta análise, Manuel de Oliveira, André Henriques, Ricardo Fernandes e José Ramos.

As características analisadas vão de encontro às vossas expectativas?

Exit mobile version