Pplware

Análise: Vodafone Sharing Dock

Actualmente a mobilidade exige que tenhamos acesso à Internet em qualquer lugar. As Pens 3G vieram dar um impulso significativo a este conceito de liberdade e de autonomia. Existe no entanto a necessidade de partilhar esses pontos de acesso com os utilizadores à nossa volta, aumentando os níveis de produtividade quer ao nível profissional quer ao nível familiar num ambente de lazer.

A necessidade é rapidamente detectada e traz ao mercado novo dispositivos que conseguem optimizar a tecnologia existente. A Vodafone é um dos operadores que tem no seu portefólio de produtos equipamentos com a capacidade de conectar múltiplos utilizadores à Internet. Foi neste âmbito, e seguindo o que havíamos já apresentado, que resolvemos analizar a Vodafone Sharing Dock.

A Vodafone Sharing Dock é um equipamento que permite a partilha, via wireless, de acesso à Internet através de uma pen 3G. Com um design muito elegante, é um equipamento perfeito para quem tem um acesso à Internet móvel e que pretende, por exemplo, partilhar esse acesso dentro da sua casa, evitando que apenas um computador tenha acesso à rede.

Para além das características técnicas atractivas este equipamento realça-se pelo equilibrado preço que apresenta. Estamos perante um equipamento de 29,90€.


A sua forma de reduzidas dimensões permite que seja colocado em qualquer lugar sem que se torne incomodo. Podem ainda coloca-lo num local onde a pen 3G consiga melhor sinal, graças à capacidade de partilha via wireless.

Tem ainda a capacidade de servir como servidor de ficheiros multimédia, colocados dentro de cartões MicroSD inseridos na Vodafone Connect Pen.

Permite que qualquer equipamento com capacidade de se ligar a redes Wifi se ligue e aceda à Internet. Não são apenas computadores, mas também consolas de jogos, molduras digitais ou câmaras fotográficas.

Equipamento

Com uma construção sólida, tem apenas duas interfaces de ligações físicas. Uma, no topo, onde devem ligar a pen 3G e uma na retaguarda onde podem ligar um cabo RJ45. Nessa mesma zona anterior está localizado o botão que o liga e a alimentação eléctrica. Junto do local onde devem ligar a pen 3G (porta USB), estão quatro leds que indicam o estado das diferentes ligações. O primeiro indica o estado da Sharing Dock (ligado/desligado), o segundo indica o estado da ligação sem fios, o terceiro o tráfego Internet e o último a força do sinal 3G.


Existe no lado direito um botão que permite que os equipamentos sem fios se liguem à Sharing Dock de forma simples através de WPS (Wireless Protected Setup ). Esta tecnologia, nativa no Windows Vista e 7, permite que se realizem ligações wireless entre os AP’s e os equipamentos, de forma rápida e segura, sem que os utilizadores tenham de se preocupar com as configurações. Foi criada pela Wi-Fi Alliance e anunciada em Janeiro de 2007.


Na parte inferior do equipamento está o botão de reset e uma zona informativa onde estão, entre outras, os dados de acesso originais.

A sua instalação e consiguração são extremamente simples e em menos de 5 minutos conseguem instalá-lo, configura-lo e colocar os equipamentos a aceder à Internet.

À semelhança de muitos outros equipamentos Wireless, a Vodafone Sharing Dock vem configurada com um SSID e uma chave de acesso pré-definidos e indicados na parte inferior. Uma vez que a configuração do equipamento é feita na integra através de uma interface web, o primeiro passo a ser realizado é a configuração dessa rede wireless.

Configurações

Este equipamento, na parte Wireless tem a capacidade de ser configurado em diversos modos de segurança. Desde o método de acesso sem qualquer segurança (Open) até aos mais recentes e por isso mais seguros (WPA2-PSK). Têm ainda  possibilidade de adicionar em cima destes métodos a filtragem por endereço Mac.

Para quem pretende fazer uma configuração mais apurada e refinada existe a possibilidade de criação de regras de NAT para encaminhamento de tráfego especifico para determinados IP’s. A Vodafone Sharing Dock vem com uma vasta lista de aplicações já pré-definidas e prontas a serem utilizadas sem necessidade de configuração. Basta escolher as pretendidas e aplica-las. É ainda possível efectuar alterações às configurações de rede (DHCP, DNS, etc) e criar uma zona DMZ.

A Vodafone Sharing Dock está preparada para trabalhar com a maioria das pen’s 3G que a Vodafone comercializa. A lista de equipamento indicada pela Vodafone que consegue sem problemas usar ligar-se é a seguinte:

Considerações

Como ponto negativo deste equipamento temos apenas a apontar a limitação da utilização por cinco utilizadores simultâneos. Não é uma limitação muito impeditiva, mas pode pesar na hora de decidir a sua aquisição.

Um ponto positivo e de extrema importância nos dias de hoje é o seu preço. São apenas 30 euros, a que têm de acrescer a compra de uma pen 3G e as respectivas mensalidades, mas para muita gente este custo está já a ser assumido e pago.

Um outro ponto também muito importante na hora de decidir a sua compra é a sua facilidade de utilização e configuração. Na maioria dos casos será apenas ligar à corrente eléctrica e começar a utilizar. As únicas configurações necessárias são requeridas no momento da primeira ligação e mesmo essas estão simplificadas.

Tenham ainda em consideração as funcionalidade de servidor multimédia e de partilha de ficheiros.

A Vodafone Sharing Dock é um equipamento muito interessante para quem tem acesso à Internet através de pen’s 3G. Conseguem de forma simples partilhar esse acesso, através de uma rede Wireless, de forma simples. Perfeita para quem quer ter em casa um hotspot e continuar a ter a mobilidade a que se habituou.

Artigos relacionados:

Exit mobile version